A Seleção Nacional encerrou a participação no Grand Prix Portugal, que ocorreu em Almada entre a sexta-feira e o domingo, com quatro medalhas conquistadas, garantindo o 3º lugar no ranking dos países presentes. Jorge Fonseca (-100 kg) e Catarina Costa (-48kg) alcançaram o lugar mais alto do pódio, enquanto Joana Diogo (-52 kg) e Telma Monteiro (-57 kg) levaram o bronze.
Após receber pela primeira vez na história uma das principais provas do circuito mundial, Jorge Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Judo (FPJ), ficou satisfeito com a participação nacional no evento realizado no Complexo Municipal dos Desportos da Cidade de Almada.
“O balanço é muito positivo. Não precisávamos de vencer quatro medalhas para o balanço ser positivo. Só todo o cenário que assistimos aqui no pavilhão já seria suficiente, mas claro que estas medalhas tornam tudo mais especial. Tinha previsto duas a quatro medalhas e fiquei feliz com a nossa prestação”, avaliou Fernandes.
O GP Portugal contou com 301 Atletas (122 Femininos e 179 Masculinos) de 41 Países. Portugal foi representado por 34 Atletas (15 Femininas e 19 Masculinos). Ainda assim, não pôde contar com todos.
“Não nos podemos esquecer que a Seleção estava um pouco desfalcada, sem a Rochele Nunes e a Bárbara Timo, e que alguns dos nossos atletas não estão nas melhores condições nesta fase da época”, lembrou Jorge Fernandes, que concluiu a destacar a presença dos adeptos. “O público foi fantástico. Avisaram-nos que iam fechar o pavilhão pois não podia entrar mais gente. É um bom sinal porque não podemos enviar convites nem divulgar muito a prova devido às restrições impostas.”