Os atletas portugueses entram em competição este domingo nos Jogos Surdolímpicos, em provas de atletismo. O evento, que decorre até dia 15 de maio em Caxias do Sul, no Brasil, conta com vários portugueses. Hemilton Costa, da Escola do Movimento, tenta o apuramento para a final do salto em comprimento a partir das 8h00. Sendo bem sucedido irá disputar a final na segunda-feira, por volta das 13h15.
Ricardo Gomes (Feirense) e Rui Rodrigues (Associação Jorge Pina), mais dois representantes do atletismo português, vão atuar no último dia dos Jogos. Os atletas vão disputar a maratona às 5h00 – hora portuguesa.
A Missão Portuguesa nestes Jogos Surdolímpicos conta com 28 elementos entre atletas, treinadores, parceiros de competição, equipa médica, intérprete de língua gestual portuguesa e Chefia de Missão, a cargo de Pedro Costa (Chefe de Missão) e Tiago Carvalho (Diretor Executivo). Ao participar neste evento, Portugal contabiliza a oitava participação nos Jogos Surdolímpicos. Competição onde já conquistou 13 medalhas, sendo que duas são de prata (Hugo Lousada, em 1993, no atletismo, nas provas de 1500 e 5000 metros).
Para além de Portugal, esta edição conta com 4500 atletas de 100 países diferentes nas 20 modalidades presentes no evento, a serem disputadas em 18 arenas de competição.