Um dos mais promissores karatecas portugueses da atualidade, o jovem João Vieira, de apenas 15 anos, voltou esta semana a figurar em destaque numa competição a nível internacional. Após a medalha no Campeonato da Europa em junho, o atleta do Centro de Karaté Goju-Ruy do Porto voltou ao lugar mais alto do pódio no Campeonato Mundial de Goju-Ryu, em Itália – onde na mesma categoria cadete, Portugal também subiu ao pódio com David Moreira, medalha de bronze.
João Vieira estreou-se a vencer o romeno Stefan-Mihai Cotiga (5-0) e depois o sul-africano Aden Jansen (4-1). Na meia-final superou o também romeno Octavian Pulsu (5-0), até chegar à final e também vencer o italiano Mosini Stefano (5-0). Em conversa com a SportMagazine, o atleta treinado por José Carvalho destacou os desafios encontrados em Foligno, na região da Úmbria, província de Perúgia.
“O maior desafio aqui em Itália era conquistar um título que já ando lutar por ele há algum tempo, que era ser campeão do mundo. E foi possível, conseguimos, e sim, eu sinto que neste preciso momento estou a viver o melhor momento da minha vida e da minha carreira, que estou a atingir resultados incríveis e estou a atingir os pódios que sempre desejei, e sim, sinto que estou a viver o melhor momento da minha vida e da minha carreira”, afirmou o atleta de 15 anos.
Recorde-se que João Vieira é o atual campeão nacional na sua categoria e vice-campeão mundial de estilo. Além disso, como mencionado, no último mês de junho, tornou-se o primeiro karateca português a conquistar uma medalha de ouro em Campeonatos Europeus, em Praga, onde disputou e venceu a medalha de ouro em kata individual na categoria cadetes. Em evolução, espera poder chegar aos Jogos Olímpicos (que em Paris 2024 foi retirado dos quadros do Comité Olímpico Internacional).
“Eu tenho um objetivo a longo prazo que era a participação nos Jogos Olímpicos 2028. Era um sonho e um orgulho estar lá a representar Portugal e acho que neste preciso momento é o maior objetivo que tenho na minha carreira”, admitiu o jovem karateca.
O atleta do Centro de Karaté Goju-Ruy do Porto já conta com mais de 150 medalhas, conquistas que adquiriu durante o seu percurso enquanto karateca individual. Atualmente, ocupa o 2.º lugar no ranking mundial.