A quarta edição da Volta a Portugal feminina vai ligar Vila Nova de Gaia a Lisboa em cinco etapas, de 3 a 7 de julho, totalizando 442,9 quilómetros, num traçado que será percorrido por 120 ciclistas em representação de 19 equipas. Estão representados 27 países e, este ano, faz parte do calendário da União Ciclista Internacional (UCI).
“Mais equipas e corredoras, maior distância, qualidade superior. Este é o resumo da quarta edição da Volta a Portugal Feminina Cofidis, hoje apresentada em Vila Nova de Gaia, que vai para a estrada de 3 a 7 de julho. Ao quarto ano, a Volta a Portugal Feminina Cofidis deu um salto de qualidade determinante: a inscrição no calendário UCI. A internacionalização da corrida permitiu atrair mais e melhores equipas, de diferentes geografias. O pelotão da corrida contará com mais de 120 corredoras, em representação de 19 equipas – sete das quais de categoria continental UCI -, oriundas de oito países diferentes: Espanha, Estados Unidos da América, França, Itália, Noruega, Panamá, Portugal e Reino Unido. É um recorde de participação, em número, qualidade e diversidade, com ciclistas provenientes de 27 nações”, destaca, em nota publicada no site oficial, a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).
Além de todas as equipas portuguesas, será possível ver em ação as corredoras portuguesas que representam equipas internacionais, casos de Beatriz Pereira, Beatriz Roxo e Marta Carvalho (Cantabria Deporte/Rio Miera), Daniela Campos (Eneicat-CMTeam) e Vera Vilaça (DAS-Hutchinson-Brother UK).
As ciclistas vão enfrentar a maior distância de sempre, a começar por 96,4 quilómetros entre Vila Nova de Gaia e Águeda, e termina, com a quinta etapa, com um contrarrelógio plano, em Lisboa, de 12,2 quilómetros que terminam junto ao Centro Cultural de Belém.
“Ciclismo feminino a desenvolver-se de forma muita interessante” (diretor da prova, Sérgio Sousa)
“O ciclismo no feminino, tal como o desporto no feminino, tem vindo a desenvolver-se e crescer de forma muito interessante, e temos de nos adaptar à consistência das atletas”, destacou o diretor de prova, Sérgio Sousa, justificando, desta forma, o percurso mais “arrojado” da terceira edição da prova.
Percurso
3 julho | 1.ª Etapa: Gaia – Águeda, 96,4 km
4 julho | 2.ª Etapa: Mealhada- Sever do Vouga, 119,9 km
5 julho | 3.ª Etapa: Anadia – Pombal, 121,9 km
6 julho | 4.ª Etapa: Torres Vedras- Póvoa de Santa Iria, 92,5 km
7 julho | 5.ª Etapa: Lisboa – Lisboa, 12,2 km (CRI)
Equipas Participantes
Continentais UCI
Arkéa – B&B Hotels Women (FRA)
Aromitalia 3T Vaiano (ITA)
Cynisca Cycling (USA)
DAS – Hutchinson – Brother UK (ENG)
Eneicat – CMTeam (ESP)
Team Coop – Repsol (NOR)
Soltec Iberoamérica (PAN)
Equipas de Clube
Abadiño Cycling Academy (ESP)
Academia Efapel de Ciclismo (POR)
Cantabria Deporte/Rio Miera (ESP)
Cantanhede Cycling/Vesam (POR)
CCB p/b Levine Law Group (USA)
CDASJ/Cyclin’Team/Município de Albufeira (POR)
Korpo Activo (POR)
Maiatos (POR)
Matos Mobility/Flexaco (POR)
Tavira/Extremosul/SC Farense (POR)
Universitat Politècnica de València (ESP)
Vertentability Cycling Team (POR).
Por: Pedro Silva
Foto: FPC