O português Iúri Leitão conquistou, este domingo, o título mundial de omnium, no Velódromo Sir Chris Hoy, em Glasgow, Escócia. Esta conquista é inédita no panorama português, sendo a primeira medalha de ouro do ciclismo de pista nacional em Campeonatos do Mundo de Elite.
O ciclista português foi o primeiro logo no scratch, bem como na corrida tempo. Já na eliminação, Iúri Leitão conquistou o segundo posto, conseguindo 118 pontos e uma vantagem de mais de 20 ponto sobre os adversários diretos. Já na corrida por pontos, por fim, o atleta luso segurou o primeiro lugar, conquistando assim esta medalha histórica.
“Ainda é difícil habituar-me à ideia de que conquistei a medalha mais importante do ciclismo de pista português, mas, sim tenho noção disse (…) As oportunidades apareceram nas duas primeiras corridas, porque estava no sítio certo à hora certa e tinha as pernas certas para fazer o que era necessário. Foram duas provas que foram simples por esse aproveitamento tático. A eliminação já foi mais exigente fisicamente (…) A primeira metade da corrida por pontos foi a gerir as forças e as sensações, que não eram as melhores. Na segunda metade foi apostar tudo e deixar tudo na pista para trazer este título”, descreveu Iúri Leitão.
Gabriel Mendes, selecionador nacional, mostrou-se feliz pela conquista, descrevendo a mesma como “o ponto máximo dos nossos [Portugal] resultados”. Destacou ainda, em declarações à Federação Portuguesa de Ciclismo, que este primeiro lugar coloca o país “numa excelente posição para abordarmos a segunda fase de qualificação, mas temos ainda mais três provas elegíveis para o ranking”. Humildade, dedicação e trabalho são as promessas do selecionador nacional para o que se aproxima.