O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) anunciou, esta quinta-feira, o lançamento da segunda edição do Selo Estudante-Atleta, iniciativa que visa distinguir boas práticas em instituições do Ensino Superior que fomentem a articulação das carreiras académica e desportiva.
Em comunicado, o IPDJ recorda que a iniciativa, lançada em 2022, “tem como objetivo distinguir as Instituições de Ensino Superior (IES), ou suas Unidades Orgânicas (UO), que fomentam a articulação entre as carreiras duplas, e reconhecer boas práticas junto dos/as estudantes-atletas, incentivando o apoio estrutural à carreira dupla”, e que pretende, este ano, “duplicar o número de instituições do Ensino Superior com Selo Estudante-Atleta”, que na primeira edição foram atribuídos a nove entidades.
As candidaturas das instituições de Ensino Superior ou suas unidades orgânicas, públicas ou privadas, que tenham implementado o Estatuto de Estudante Atleta do Ensino Superior, devem ser submetidas online entre 5 de agosto e 30 de setembro.
“Para receberem o Selo Estudante-Atleta, as IES ou UO têm de somar um mínimo de 70 pontos, no conjunto das pontuações obtidas nos diferentes critérios elencados no Regulamento, disponível no portal do IPDJ, que estabelece as normas de atribuição desta distinção. O Selo de reconhecimento atribuído é bienal e esta segunda edição diz respeito ao período entre 30 de outubro de 2024 e 30 de outubro de 2026. O objetivo é que os/as estudantes-atletas beneficiem de melhores condições de conciliação da carreira dupla, com vista a uma melhoria dos seus resultados quer académicos, quer desportivos, e também um maior sucesso no pós-carreira desportiva”, junta a mesma nota do IPDJ.
Por: Pedro Silva