Foram entregues, no Teatro Thalia, em Lisboa, os “Prémios de Mérito Desportivo 2023”, promovida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, que foram atribuídos em 20 modalidades e a mais de 90 praticantes ou equipas, “18 juízes/árbitros, e concedidos a praticantes em regime de alto rendimento que obtiveram resultados desportivos correspondentes aos níveis máximos de rendimento da modalidade”, destaca o IPDJ.
O montante global dos prémios é de 1,19 milhões de euros, o maior de sempre atribuído (foram concedidos 700 mil euros em 2021/2022).
O atletismo teve direito a 11 prémios de Mérito Desportivo de Alto Rendimento – Auriol Dongmo, Pedro Pichardo, Patrícia Mamona, Isaac Nader, João Coelho, Carina Paim, Carolina Duarte, Miguel Monteiro e Sandro Baessa.
Também foram atribuídos ao atletismo quatro prémios de Desporto Universitário: João Coelho, Mariana Machado, Décio Andrade e Eliana Bandeira.
Foram ainda atribuídos prémios a 18 elementos da arbitragem e ajuizamento, dos quais cinco pertencem ao atletismo.
Esta cerimónia do IPDJ juntou ainda os cinco campeões olímpicos portugueses – Nelson Évora, Pedro Pichardo, Rosa Mota, Carlos Lopes e Fernanda Ribeiro -, todos do atletismo, um momento devidamente realçado pelo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira.
O evento contou com a presença da Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, de Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues, do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, de Pedro Nuno Teixeira, Secretário de Estado do Ensino Superior e ainda Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado da Inclusão.
Por: Pedro Silva
Fotos: Fotos IPDJ – Instituto Português da Juventude e Desporto, I.P