O velejador português Eduardo Marques venceu a última regata do dia, esta quarta-feira, e subiu ao 12º lugar da geral no terceiro dia do Campeonato do Mundo da Classe Olímpica ILCA7. A competição, que decorre na Riviera Nayarat, no México, começou na última segunda-feira e seguirá até o próximo sábado, com 126 barcos inscritos de 45 países.
Na Riviera Nayarat, no México, Eduardo Marques terminou na quarta-feira, o terceiro dia de provas com 40 pontos, enquanto Santiago Sampaio, que segue em 50.º, soma 110 pontos. Ambos agora competirão os restantes três dias da fase final.
De acordo com Eduardo Marques, o objetivo para o último da fase de qualificações era passar à fase final nos primeiros 20 classificados. Em declaração à Federação Portuguesa de Vela, ele destacou comemorou a vitória na última regata de qualificação, depois de já ter obtido dois excelentes sétimos lugares.
“Este resultado permite entrar para a frota de outro e manter a luta pelas posições cimeiras em aberto”, salienta Eduardo Marques, que acrescentou sobre as regatas da quarta-feira, “na primeira estava em 4º na segunda bolina, mas o vento começou a oscilar muito de direção, favorecendo quem estava nas extremidades. Eu navegava no meio e acabei por perder vários lugares. Na segunda, o vento subiu de intensidade e, com uma boa largada, consegui cruzar na frente a frota praticamente toda e acabei por vencer a última regata da qualificação”, realçou o velejador nacional.
Além de Eduardo Marques e Santiago Sampaio, Portugal tem como representante Lourenço Mateus, na frota de prata, que terminou a fase de qualificação em 76º, com 173 pontos.