A sexta edição do Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela de ciclismo vai decorrer de 3 a 5 de maio, com três etapas, e conta com um pelotão internacional.
A sexta edição terá 517,4 quilómetros cronometrados, após uma edição em 2023 – a primeira desde 2019, depois de a covid-19 ter obrigado a um hiato de três anos – que teve quatro tiradas, com um dia com contrarrelógio por equipas de manhã e etapa em linha de tarde.
A prova organizada pela Associação de Municípios da Cova da Beira, com a ENERAREA, volta a atravessar todo o território beirão e serrano, com uma primeira etapa, numa sexta-feira, a ligar Trancoso a Meda, na distância de 198 quilómetros, com dois prémios de montanha e duas metas volantes.
Na segunda etapa, no sábado, o pelotão parte de Belmonte e corta a meta 148,4 quilómetros depois, no Sabugal, antes da etapa rainha da corrida, no domingo, com 171 quilómetros entre Manteigas e Covilhã.
No último dia, o pelotão passa pelas Penhas da Saúde, contagem de montanha de segunda categoria, a caminho da Torre, de primeira categoria, em plena serra da Estrela, decisora das contas da geral final.
Foto: DR