VIANA DO CASTELO – As bancadas lotadas por um público entusiasmado, apresentações artísticas e a noite repleta de figuras desportivas marcaram a Gala de Abertura da Cidade Europeia do Desporto 2023, que decorreu este sábado no Centro Cultural de Viana.
A gala foi apresentada pela cantora, atriz e DJ Carolina Torres, que arrancou muitos sorrisos dos presentes com a sua boa disposição no palco. Estiveram na cerimónia de abertura John Swanson, vice-presidente da Aces Europe, Nuno Santos, presidente da Aces Portugal, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, e o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, que passou simbolicamente a Luís Nobre, Câmara Municipal de Viana do Castelo, o estatuto de Cidade Europeia do Desporto.
“Temos um grande desafio, hoje é um dia de festa, mas essencialmente é o primeiro desafio. Esta é apenas a primeira etapa de um ano que desejamos que seja de imensas vitórias, com um grande objetivo que quero deixar a todos os vianenses: sermos a melhor Cidade Europeia do Desporto de 2023. E sermos ainda mais um concelho apaixonado pelo desporto”, disse Luís Nobre, a exaltar a população, os atletas, treinadores e desportistas.
No evento também estiveram presentes muitos atletas e ex-atletas, como a campeã mundial de para surf Marta Paço, a histórica campeã mundial Manuela Machado e a ex-nadadora olímpica de águas abertas Vânia Neves.
A participação de inúmeras autoridades do mesmo âmbito também foram notadas, por exemplo dos presidentes da Federação Portuguesa de Vela e de Atletismo, Mário Quina e Jorge Vieira, respetivamente, além do presidente da Confederação de Treinadores de Portugal, Pedro Sequeira – que também é diretor da revista SportMagazine.
A noite foi encerrada com fogo de artifício a celebrar o desporto de Viana do Castelo.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Viana CED 2023 (@vianacidadeeuropeiadesporto)