Três dias depois de conquistar a medalha de ouro em scratch masculino dos Europeus de Munique, na Alemanha, Iúri Leitão por muito pouco não regressou ao pódio esta terça-feira. Em dupla com Diogo Narciso, a equipa nacional terminou em quarto lugar a prova de Madison no Campeonato da Europa de Pista.
O pódio do Madison foi formado pelos alemães Roger Kluge e Theo Reinhardt, com 101 pontos, pelos franceses Thomas Boudat e Donavan Grondin, com 91, e pelos belgas Robbe Ghys Fabio van den Bossche, com 58. Portugal a competição com 43 pontos, resultantes da volta de avanço e da pontuação obtida em sete dos 25 sprints da corrida. Em declaração à Federação Portuguesa de Ciclismo, o selecionador nacional Gabriel Mendes esteve exultante.
“Fizemos a nossa corrida passo e passo e na parte final pontuámos o máximo que conseguimos. Os dois corredores estiveram espetaculares, mesmo tecnicamente. O Diogo fez aqui a sua primeira prova de madison, que é só a mais exigente em termos técnicos e motores de todas as disciplinas de resistência de pista. A experiência do Iúri foi extremamente importante no sucesso desta dupla. Estou extremamente orgulhoso com o trabalho deles. Saímos daqui muito mais ricos do que cá chegámos e superámos os objetivos”, afirmou Gabriel Mendes.
O quarto lugar celebrado pela delegação nacional como se fosse uma medalha, diante de adversários do mais alto nível mundial. Além disso, tratou-se da estreia a este nível da dupla portuguesa.
“Agradeço ao Diogo pelo esforço monumental que fez. Teve um início de época muito duro, com lesões, e conseguiu superar-se. Estou mesmo orgulhoso de fazer este quarto lugar com ele. Temos uma seleção menos experiente do que as outras. Enfrentamos seleções com décadas de experiência no ciclismo de pista. Eu e o Diogo estamos aqui há três anos”, disse Iúri Leitão.
“Fazer quarto num madison deste nível é fantástico. Foi sofrer, sofrer, sofrer. Tivemos de arrancar três vezes para conseguirmos dar a volta. Foi uma corrida mesmo muito dura. Não podia sair mais satisfeito do meu primeiro Europeu de elite, primeiro com um sexto lugar na corrida por pontos e agora com o quarto numa disciplina olímpica. Devo muito ao Iúri, porque nos ajuda a evoluir com os seus conselhos”, destacou Diogo Narciso.