O jovem internacional português que, atualmente, pertence aos quadros do Sporting Clube de Portugal, foi eleito o melhor jovem lateral-direito do mundo, tendo ficado em segundo na categoria de “Melhor Jogador Jovem do Mundo”, apenas atrás do jogador da Suécia, Eric Johansson, de 22 anos.
Na posição de lateral-direito, o português venceu frente ao Mads Hoxer Hangaard (Aalborg Handbold – Dinamarca), ao Emil Wernsdorf Madsen (GOG – Dinamarca) e ao Zoran Ilic (Telekom Veszprem – Hungria).
De recordar que Francisco Costa, ou ‘Kiko’, como é conhecido, foi das principais figuras da Seleção Nacional Sub-20 no Europeu da categoria. Competição esta em que Portugal garantiu a medalha de prata e onde Francisco marcou 58 golos em sete jogos, sendo o melhor lateral-direito da mesma. Para além disso, foi na temporada passada que o jovem atleta se estreou pela Seleção Nacional A, contabilizando seis golos em dois jogos – qualificação para o Mundial 2023.
A nível de clube Francisco Costa obteve números bastante expressivos. Pelo Sporting CP, em todas as competições (Campeonato Placard Andebol 1, Taça de Portugal, Supertaça e EHF European League), o internacional português fez 263 golos em 48 jogos.
De recordar que Diogo Frade, ex-Sporting CP e atual pivô do FC Barcelona, foi, em 2020, o único português galardoado até aos dias de hoje. Mathias Gidsel, lateral-direito que atualmente atua nos alemães do Füchse Berlin, foi o eleito na edição anterior (2021) e na lista de todos os atletas já coroados estão ainda inseridos alguns dos melhores jogadores da atualidade à escala global: Alex Dujshebaev (2014), Sander Sagosen (2015, 2016 e 2017), Dika Mem (2018), Magnus Rod (2019).