A Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF) promoveu, em Viseu, a 12ª edição do evento “Fórum ANTF”, o maior certame relacionado com o Treino Desportivo da Modalidade de Futebol/Futsal realizado em Portugal, que teve lugar no Pavilhão Multiusos de Viseu (componentes teóricas), no Estádio 1º de Maio e no Pavilhão do Fontelo (componentes práticas).
O presidente da ANTF, José Pereira, faz um balanço “muito positivo” do certame realizado na cidade viseense.
“Conseguimos juntar, no mesmo espaço, 1197 treinadores e treinadoras de futebol e futsal, partilhando ideias e vivências, revivendo problemas do passado, mas também gizando soluções para o futuro. Tudo isto não seria possível, sem a prestimosa colaboração da autarquia local, Câmara Municipal de Viseu, eleita Cidade Europeia do Desporto 2024. Um agradecimento muito especial, por todo o apoio”, destaca José Pereira, que fez, ainda, uma “especial menção a todos os intervenientes, que emprestaram a sua competência em favor da Classe, elevando ainda mais a qualidade inegável deste evento”.
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar. Também na profissão de treinador de futebol ou futsal se impõe a mesma realidade, dentro da humildade de cada um na busca da compreensão do complexo que é gerir uma equipa, transformando-nos a cada momento, como profissionais, como líderes, mas também e essencialmente como seres humanos”, finalizou o líder máximo da ANTF.
Abel Ferreira, Rui Vitória e outros nomes presentes
O evento, que juntou os melhores e maiores nomes de treinadores do mundo de futebol, conta com um programa diversificado, desde palestras, workshops práticos das modalidades de futebol e futsal, a painéis de discussão sobre temas atuais: modelação de treino em contexto de seleções, modelos de treino, organização defensiva, transições, o papel do treinador na saúde mental dos jogadores, desenvolvimento do futebol e futsal feminino e tratamento de lesões.
Destaque para as presenças, entre outros, de Abel Ferreira, Rui Vitória, Vítor Pereira, Joel Rocha, dos viseenses Paulo Sousa e Francisco Neto (seleccionador nacional de futebol feminino), da neerlandesa Helen de Haan (profissional na área do marketing executivo em futebol e ciclismo), Henrique Calisto, Domingos Paciência, Artur Jorge, Luís Castro, Abel Ferreira e Carlos Carvalhal.
Abel Ferreira homenageado
O treinador luso Abel Ferreira, que treina os brasileiros do Palmeiras, recebeu no último dia do evento o prémio Vítor Oliveira, atribuído pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), no dia em que homenageou outros quatros técnicos, incluindo a primeira mulher treinadora.
“Vinha com a ideia de partilhar o prémio com todos os treinadores, mas, se me permitem, vou dedicá-lo ao Vítor Oliveira, porque representa aquela última frase que ali disse: é o homem que se é, que se triunfa no profissional que se quer ser”, reagiu Abel Ferreira na hora de receber o prémio. “Se alguém que foi e é o exemplo disso, é o Vítor Oliveira”, enalteceu, dedicando, assim, o prémio ao jogador e treinador natural de Matosinhos, falecido em novembro de 2020.
Outra das homenagens da tarde foi para Maria Emília Soares, a primeira mulher portuguesa treinadora, que concluiu o curso em 1983, e que foi também a primeira sócia mulher da ANTF
José Luís Mendes, que conquistou em 2023 o europeu de sub-19 de futsal, também foi homenageado.
No decorrer do Fórum, a ANTF homenageou, ainda, Mário Lino, que atualmente é o sócio número um da associação, e Rodrigo Moura, antigo jogador e treinador natural de Viseu e que também pertenceu ao conselho fiscal da organização.
Fotos: ANTF