A Seleção Nacional de futsal sub-19 encerrou esta semana o estágio de preparação para a Ronda de Elite de acesso à fase final do Campeonato da Europa 2022. Foram dois jogos com a congénere de Espanha, com um empate e uma vitória, respetivamente nas últimas segunda e terça-feira.
Para o selecionador nacional José Luís Mendes, as atuações da equipa da quina nos dois jogos foram positivas. “Foram dois excelentes momentos de preparação e vamos continuar assim até março, quando jogaremos a decisiva fase de apuramento para o Campeonato da Europa”, afirmou.
Na segunda-feira, o empate veio no Pavilhão José Sepulveda de Pozoblanco, com a Espanha adiantar-se cedo no marcador por Álvaro Muinelo (2′). Portugal empatou com Diogo Santos (23′) no início da segunda parte.
Na terça-feira, a vitória veio ao cair do pano, após mais um jogo equilibrado. Em Córdoba, Portugal entrou melhor no jogo e marcou com Rodrigo Simão (4′). A congénere espanhola restabeleceu a igualdade com Muinelo, três minutos depois. O triunfo acabou por surgir apenas a dois segundos do fim, quando Furtado, na conversão de uma grande penalidade, garantiu a vitória portuguesa.
“Foi um jogo muito conseguido, onde demonstrámos muita qualidade. Temos feito muitos jogos o que nos permitiu consolidar o trabalho e penso que a exibição de hoje refletiu isso. Quer no volume de jogo ofensivo que nas oportunidades criadas estivemos muito bem; só pecámos na finalização e na eficácia. Diria mesmo que só falhámos no último detalhe, o último, passe, o remate ou mesmo o toque final. Estou, no entanto, muito satisfeito com atitude e comportamento dos meus jogadores”, avaliou Mendes.
A equipa prepara-se com objetivo de chegar ao Europeu 2022. Na fase de apuramento, agendada para março, Portugal vai enfrentar República Checa, Chipre e Grécia. Apenas os vencedores dos grupos marcarão presença na fase final do Euro.