Depois de ter conquistado 11 títulos nos últimos quatro anos, Filipa Patão renovou contrato com o Benfica até 2027. Após ter levado a equipa uma conquista inédita de quatro competições nacionais de futebol, campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga e Supertaça, a treinadora, de 35 anos, prepara-se para cumprir a quinta temporada na turma lisboeta, depois de ter assumido a equipa principal feminina do Benfica em dezembro de 2020, substituindo então no cargo o ex-futebolista Luís Andrade.
Patão garantiu que a continuidade inclui o objetivo de ir mais longe nas competições internacionais, depois de uma temporada em que a equipa conseguiu a proeza de passar a fase de grupos, sendo eliminada nos quartos de final pelas vice-campeãs do Lyon.
“Costuma-se dizer que fazer uma época como esta é sempre muito difícil, e ficam os objetivos ainda mais no topo da montanha para conseguir fazer algo melhor do que na época passada. Mas é para isso que cá estamos, para desafios, para nos desafiarmos e sermos melhores todos os dias, senão esta renovação não fazia sentido, não fazia sentido ficarmos cá se achássemos que não conseguiríamos dar algo mais ao Benfica. Sentimos que temos as condições para tal, que o nosso processo é o ideal, e fazemos aqui um bom casamento com o Benfica. O nosso objetivo é mostrar isso mesmo. É difícil fazer melhor na próxima época, mas vamos fazer tudo para o conseguir. Para continuarmos aqui, é com o propósito de irmos mais longe nas competições internacionais, foi a isso que nos propusemos nos primeiros anos, um Benfica internacional, que conseguisse fazer o que nunca tinha sido feito por uma equipa portuguesa”, disse Filipa Patão, que deixou uma mensagem de agradecimento aos “fantásticos” adeptos do Benfica.
“Quero agradecer aos adeptos todo o apoio que têm dado à equipa, e também à equipa técnica, ao longo destes anos. Sentimo-nos sempre em casa, e isso é das melhores coisas que podemos ter. Estamos aqui por afinco, por amor ao Clube, por amor ao que fazemos, por paixão à modalidade, e só temos de agradecer o apoio que os Benfiquistas nos têm dado. Dizer-lhes que vamos obviamente fazer melhor, tenho a certeza, é para isso que trabalhamos todos os dias, e vamos lutar por uma nova época de conquistas”, enfatizou.
No Benfica, Filipa Patão conquistou quatro Campeonatos (2020/2021, 2021/2022, 2022/2023 e 2023/2024), quatro Taças da Liga (2019/2020, 2020/2021, 2022/2023 e 2023/2024) duas Supertaças (2022/2023 e 2023/2024) e uma Taça de Portugal (2023/2024).
Por: Pedro Silva
Fotos: SLB