Os Jogos Santa Casa e a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) atribuíram, recentemente, 19 bolsas para o ano letivo 2023/2024, num total de 18 mil euros, abrangendo nove modalidades desportivas e 14 instituições de ensino superior.
Em comunicado, a Santa Casa adianta que as bolsas têm como objetivo “promover o equilíbrio entre o percurso académico e desportivo dos estudantes-atletas portugueses, reforçando assim o compromisso com a excelência nas carreias duais e recompensando o esforço e dedicação destes jovens”.
Entre as modalidades desportivas abrangidas pelas bolsas atribuídas aos estudantes-atletas estão o futebol de praia, futsal, canoagem, karaté e taekwondo, que correspondem a universidades, institutos politécnicos e escolas superiores de Coimbra, Lisboa, Aveiro, Santarém, Minho, Leiria e Maia.
Mariana Rodrigues (futebol), Juliana Oliveira, Beatriz Sanheiro, Beatriz Vicente, Bruna Sabóia, Manuel Campos e Ricardo Marques (futsal), Afonso Mendes, Alexandre Batista, Bernardo Saraiva, Bruno Albuquerque, Tiago Cruz e Tiago Neves (futebol de praia), André Moura e Diogo Costa (karaté), Filipa Ferreira (kickboxing), Beatriz Sá (taekwondo), Maria Oliveira e Mariana Rodrigues (canoagem) foram os 19 atletas selecionados para a atribuição das bolsas, sendo que concorreram ao prémio 50 estudantes.
“Desde o seu início, em 2015, o programa Bolsas de Educação Jogos Santa Casa já apoiou dezenas de jovens talentos, com a atribuição de 65 bolsas, no valor total de mais de 61.000 euros, distribuídas por 17 modalidades, reforçando o apoio aos que conciliam a excelência nos estudos e no desporto”, destaca a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, em comunicado.
Pedro Dias presente
Na cerimónia de entrega participaram, entre outros, Paulo Alexandre Duarte de Sousa, provedor da Santa Casa da Misericórdia, Ricardo Nora, presidente da FADU Portugal, Pedro Dias, secretário de Estado do Desporto, e Fernando Alexandre, ministro da Educação, Ciência e Inovação.
“O programa pretende avaliar o potencial desportivo e a excelência académica, recompensando o esforço e a dedicação daqueles que, tal como a Santa Casa e a FADU, acreditam que o desporto e a formação andam de mãos dadas”, observou, durante a cerimónia, Pedro Dias.
Foto: SCML