Os remadores Afonso e Dinis Costa disputaram esta sexta-feira o acesso à final dos europeus. Após o segundo lugar na repescagem de double-scull peso ligeiro, os atletas tinham a vida complicada, pois apenas existiam duas vagas para a regata das medalhas. Contudo, conseguiram um lugar nas finais.
Os irmãos acabaram em segundo lugar, sendo batidos única e exclusivamente pela República Checa. De realçar que bateram também , pela primeira vez, o Japão. A dupla portuguesa terminou a prova em 6.53,63 minutos, 1,81 segundos dos checos. O grande objetivo de Afonso e Dinis é o apuramento para Paris 2024, que decorre nos Mundiais do próximo ano.
A nível histórico, Portugal esteve representado no remo olímpico por Pedro Fraga e Nuno Mendes, em Pequim 2008, conquistando um oitavo lugar, tal como em Londres 2012 em que conquistaram o quinto lugar. Após a ausência em 2016, Pedro Fraga e Afonso Costa foram os responsáveis pelo regresso da modalidade aos palcos olímpicos, indo a Tóquio 2020, ficando na 13ª posição.