Portugal foi o grande destaque nos Campeonatos da Europa VIRTUS, que se realizaram em Cracóvia, Polónia. A equipa nacional sagrou-se no último sábado campeão em masculinos, enquanto a Seleção feminina conquistou o título de vice-campeã. No total, foram conquistadas pela equipa lusa três medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze, totalizando 25 medalhas.
“Estou muito orgulhoso da equipa, que cumpriu o objetivo e está de parabéns”, afirmou o capitão de equipa, Lenine Cunha, em declaração à Federação Portuguesa de Atletismo. O atleta sonha estar em Paris em 2024 para disputar os Jogos Paralímpicos. “Será esse o meu foco e só tenho a agradecer à Federação Portuguesa de Atletismo todo o apoio que tem dado aos atletas com deficiência intelectual”, acrescentou.
As medalhas nacionais de ouro foram conquistadas por Ana Filipe, no salto em altura (que voltou ao pódio para receber a medalha de bronze nos 100 metros barreiras); por Cristiano Pereira nos 5000 metros (que também voltaria ao pódio juntamente com Igor Oliveira, Lenine Cunha e Sandro Baessa, para receber a medalha de bronze nos 4×400 metros); e por Inês Fernandes, no lançamento do dardo.
De prata foram as prestações de Lenine Cunha, no salto em altura; e de Igor Oliveira, nos 200 metros. Sandro Baessa conquistou ainda o bronze nos 800 metros. “Estou muito feliz com a minha prestação, porque consegui ficar perto das minhas melhores marcas, sendo que fiz o meu segundo melhor tempo nos 1500 metros”, referiu o atleta que conquistou duas medalhas de bronze (400 e 800 metros) e uma de prata (1500 metros), a nível individual, e duas de bronze nos 4×100 e 4×400 metros.