A Seleção Nacional Sub-20 de Andebol cumpriu o primeiro objetivo desta Europeu. Portugal venceu, esta quinta-feira, a Polónia, por 41-31, no Pavilhão Desportivo Municipal de Vila Nova de Gaia. Os atletas portugueses entraram em jogo bastante fortes, conquistando, desde início, uma grande vantagem. 21-11 era o resultado ao intervalo.
Na segunda parte, a Polónia encurtou distâncias, ficando a perder apenas por cinco golos. No entanto, a armada lusa acabou por vencer por uma significativa vantagem de 10 golos. Os destaques da partida vão para Martim Costa, melhor marcador do encontro, com 10 golos, e para Diogo Rêma, melhor jogador em campo. O guarda-redes da Seleção Nacional fechou a baliza e terminou o jogo com 33% de eficácia, realizando 10 defesas de 30 possíveis.
Carlos Martingo, selecionador nacional, afirma estar satisfeito com a exibição dos seus jogadores.
“Acho que a primeira parte, principalmente a partir dos primeiros dez minutos, foi muito bem conseguida – fizemos muitos golos em transição, na primeira vaga ou na segunda vaga, tivemos bastante intensidade na defesa e conseguimos ir para o intervalo com uma vantagem confortável. No início da segunda parte penso que baixámos um pouco os níveis de intensidade e de concentração. Permitimos que a Polónia se aproximasse no marcador, mas depois voltámos a estabilizar o nosso jogo, voltámos a aumentar a intensidade defensiva e a cavar um fosso e acho que o resultado final poderia até ter sido mais alargado, mas, no geral, o balanço tem que ser extremamente positivo. Todos os jogadores tiveram tempo de jogo – e deram uma resposta positiva – e isso é o que temos a reter deste jogo”, disse.
Esta sexta-feira, os jogadores portugueses voltam a entrar em capo, desta vez contra a Noruega, no Pavilhão Desportivo Municipal de Vila Nova de Gaia, pelas 19h30. Portugal está, segundo Martim Costa, lateral português, preparado para sentir dificuldades, mas afirma que o segredo está na defesa, dizendo mesmo que “se estivermos bem na defesa, será muito difícil algum adversário nos ganhar”.