O Europeu Sub-18 de andebol dá início esta quinta-feira e decorre até ao dia 14 de agosto, no Montenegro. A Seleção Nacional estreia-se frente precisamente frente à equipa anfitriã.
O selecionador nacional de sub-18, Nuno Santos, afirma que este jogo inicial tem uma enorme importância. No entanto, garante que a equipa está preparada.
“A motivação está em alta, nós temos conversado bastante com os jogadores, em Setúbal, antes da viagem, estivemos a conversar e eles mantêm o objetivo a que se propuseram, que é um objetivo alto. Eu penso que, por esse lado, está tudo bem. A nossa maior preocupação está mesmo relacionada com a recuperação dos atletas, estamos a fazer tudo para o conseguir, hoje realizámos um treino curto mas bom e já estamos a preparar o jogo com Montenegro”, disse.
A seleção do Montenegro joga também com o fator casa. Contudo, Nuno Santos garante que isso não irá influenciar a preparação da equipa lusa.
“Nós não vamos preparar este jogo de forma diferente, só pelo facto de ser contra a equipa da casa. Vamos sim, preparar os atletas para um ambiente que, eventualmente, possa acontecer e penso que nesse aspeto também vamos estar preparados. Sabemos que é um jogo muito importante, até em termos anímicos e todos podem ter a certeza de uma coisa: vamos fazer tudo por tudo para conseguir ganhar este primeiro jogo. O corpo pode estar cansado, mas é importante ter a cabeça limpa também e estamos a precisar de ganhar um jogo”, afirmou o selecionador nacional.
Nuno Santos realça a qualidade dos adversários, destacando a primeira linha de Montenegro. Afirma ainda que “em teoria é uma equipa que está ao nosso alcance, mas isso não chega, é preciso darmos as respostas adequadas em jogo para que possamos vencer”.
“Se o ambiente for propício para eles [Montenegro], que eu estou convencido que sim, não é por acaso que eles se candidatam à organização, provavelmente consideram que têm uma boa geração, vamos preparar o melhor possível para conseguirmos vencer este primeiro jogo”, disse.