Paulo Pereira, selecionador nacional, deu a conhecer esta terça-feira a lista final dos 18 atletas que irão representar Portugal na próxima edição do Campeonato da Europa. Dos 20 jogadores que faziam o estágio de preparação, dois acabaram por ficar de fora da competição continental: o guarda-redes Miguel Espinha e o pivô Tiago Sousa.
“Houve alguma alteração porque, de certa forma, nós tínhamos planificado de uma forma e, agora, houve um posto que acabámos por pensar de maneira diferente. Esta questão da Covid-19 condicionou muitas coisas, sobretudo no dia a dia, na minha vida profissional acho que foi o momento em que mais dificuldades de adaptação tivemos. É quase impossível lutar contra isto e planificar direito para que aquilo que está estabelecido se cumpra. Houve apenas essa pequena modificação mas de resto, no geral, está como nós tínhamos planificado desde o início”, explicou Paulo Pereira, em declarações à Federação Portuguesa de Andebol.
As principais novidades ficaram por conta de Daniel Vieira, lateral-direito do Avanca, e Martim Costa, central do Sporting, que são estreias absolutas na seleção portuguesa.
Portugal ruma esta terça-feira para Budapeste, na Hungria, sede dos Heróis do Mar durante a participação no Campeonato da Europa de 2022, com o jogo inaugural da Seleção Nacional a ter lugar a 14 de janeiro, contra a Islândia, às 19h30.
Portugal ainda terá pela frente a Hungria (16 de janeiro, às 17h00) e os Países Baixos (18 de janeiro, 19h30) jogando sempre na Pick Arena de Szeged, na Hungria. O evento encerra a 30 de janeiro em Budapeste, com o jogo da atribuição do título.
A lista final dos 18 convocados:
Guarda-redes: Gustavo Capdeville (Benfica) e Manuel Gaspar (Sporting);
Pontas esquerdas: Diogo Branquinho (FC Porto), Leonel Fernandes (FC Porto);
Laterais-esquerdos: Salvador Salvador (Sporting), Alexandre Cavalcanti (Nantes), Fábio Magalhães (FC Porto) e Gilberto Duarte (Montpellier);
Pivôs: Tiago Rocha (Nancy, França), Daymaro Salina (FC Porto) e Victor Iturriza (FC Porto);
Laterais-direitos: Daniel Vieira (Avanca) e Angel Hernandez (Kuwait SC);
Pontas direitas: António Areia (FC Porto) e Miguel Alves “Tito” (FC Porto);
Centrais: Miguel Martins (Pick Szeged), Martim Costa (Sporting) e Rui Silva (FC Porto).