A cerimónia de encerramento do Ética Summit 2024 contou com a presença, entre outros, de Mário Almeida (presidente do Panathlon Clube de Lisboa), Manuel Queiroz (presidente do CNID), Pedro Souza (presidente do Panathlon Internacional Distrito Brasil), Isilda Dias (presidente da Associação Portuguesa de Gestão do Desporto – APOGESD) e Raquel Lima (presidente do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo).
Mário Almeida recordou a génese do evento que teve como ponto de partida permitir à comunidade lusófona “refletir sobre variadíssimos temas que são atuais no desporto e no sistema desportivo.
“Acreditamos que esta imensa comunidade da lusofonia deve ser a nossa plateia deste evento que reflete sobre estes temas da maior atualidade e para os quais trazemos intervenientes que estão no tecido desportivo e, ao mesmo tempo, têm demonstrado o conhecimento das matérias que nós trazemos. Temos também uma preocupação importante e é fazer uma distribuição equitativa entre homens e mulheres como intervenientes. Este Ética Summit teve 52% de homens e 48% de mulheres nas suas intervenções e isto revela que também na reflexão destes temas de ética desportiva a mulher começa a ter um papel importante e protagonista”, destacou o presidente do Panathlon Clube de Lisboa.
“Este ano tivémos a participar nas nossas sessões – conferências, mesas redondas e workshops – mais de 60 intervenientes, sendo que alguns deles já cá tinham estado em 2022 e 2023, o que atesta a qualidade do evento. A partir de agora já estamos a pensar na edição de 2025”, juntou.
Mais de 20 mil participantes nas diversas sessões do evento
“Tivemos, nos vários momentos, mais de mil participantes registados. O Ética Summit conseguiu somar cerca de 20 mil participações em todas as sessões de uma maneira consolidada”, vincou Mário Almeida.
Fábio Figueiras, membro da direção do Panathlon Clube de Lisboa e presidente da Comissão Executiva do Ética Summit 2024, fechou o evento, tendo agradecido a todas as entidades envolvidas e, também, aos parceiros oficiais do evento que permitiram ao evento ter “um enorme sucesso” e um “grande alcance”, referindo-se, também, à SportMagazine, um dos media-partners do Ética Summit pelo acompanhamento, com peças e reportagens diárias e, também, pela promoção no lançamento do evento, que abriu, na sexta-feira, com o lançamento, por parte do Panathlon Clube de Lisboa, do ebook “Questões em Aberto sobre Ética Desportiva – na visão da Saúde”, que reúne diversos contributos relacionados com temas relacionados com a integridade e a ética no desporto.
O livro, com edição da Quântica Editora, contou a coordenação científica de Luís Horta e com a participação de autores(as) prestigiados(as) e oriundos de diversos países da lusofonia, como Marco Aurélio Klein (Brasil), Ana Rente e Beatriz Martins (Portugal), Humberto Lima Évora (Cabo Verde), Monica Sousa (Portugal) e Rogério Friedman (Brasil).
Por: Pedro Silva