A Seleção Nacional feminina de futsal sagrou-se, este domingo, campeã do Campeonato do Mundo Universitário. Pela primeira vez na história, a equipa nacional venceu a competição, conquista que veio no Pavilhão Multiusos de Guimarães, diante do Brasil, nas grandes penalidades, num jogo verdadeiramente épico.
Portugal terminou a primeira parte da decisão a perder por 5-1. Entretanto, na segunda metade, a equipa liderada por Ricardo Azevedo voltou disposta a reagir. Angélica Alves (24′), Catarina Ribeiro (36′), Carolina Pedreira (39′) e Leninha, a menos de dois segundos do final com um golaço de Leninha, empataram o jogo, levando tudo para prolongamento.
Nesse período, a bola não entrou em nenhuma das balizas. Nas grandes penalidades, Portugal não falhou nenhuma vez, com Angélica, Dricas, Catarina Lopes, Kika e Carolina Pedreira. No último remate, Ana Pinto defendeu a tentativa de Mayara para conquistar o título mundial universitário para Portugal.
A seleção masculina terminou no terceiro lugar, após vencer a República Checa por 5-3. Na final, o Brasil venceu a Ucrânia e foi o campeão.