A EHF European League regressou esta terça-feira para mais três encontros de equipas portuguesas. O Sporting CP consolidou a passagem à próxima fase e o segundo lugar do grupo C, vencendo o BM Granollers por 38-31. O Águas Santas Milaneza acabou por conquistar mais um ponto e o segundo empate na competição, desta vez frente ao Eurofarm Pelister, a 27 golos. Já os campeões em título da Liga Europeia, o SL Benfica, perdeu 31-29 frente Frisch Auf Göppingen, adiando a passagem à próxima fase do grupo D.
O Sporting CP recebeu os espanhóis do BM Granollers no Pavilhão João Rocha. Os leões pretendiam subir ao segundo lugar do grupo C para entrarem na luta pelo primeiro lugar do mesmo – que pertence aos croatas do Nexe. A equipa comandada por Ricardo Costa acabou mesmo por vencer por 38-31, subindo na classificação e consolidando aquilo que já era certo desde a última jornada – a passagem aos oitavos de final.
A primeira parte do encontro ficou marcada pelo equilíbrio, terminando 15-14 para a equipa da casa. Já na segunda parte, a história foi diferente. O Sporting CP estabeleceu, desde cedo, uma vantagem de três golos. Vantagem esta que foi oscilando, mas que nunca se desfez. A equipa de Alvalade terminou o encontro com mais uma vitória na competição, vencendo por 38-31.
A grande figura do encontro foi Leandro Maciel, guarda-redes leonino, que, com 14 defesas realizadas, estabeleceu uma eficácia de 31% entre os postes. Com esta vitória, o Sporting CP fica apenas a dois pontos do líder Nexe, aproximando-se da liderança do grupo C da EHF European League. O próximo encontro dos leões nesta competição são os húngaros do Balatonfuredi, que se encontram no quinto lugar do grupo C.
O Águas Santas Milaneza conquistou mais um ponto nesta Liga Europeia. Os maiatos empataram na Macedónia do Norte frente ao Eurofarm Pelister, por 27-27. A equipa da casa terminou a primeira parte a vencer por um golo, ficando a mesma marcada pelo equilíbrio. Já a segunda parte terminou com o mesmo resultado que a primeira, o que culminou no empate a 27 golos.
A grande figura do encontro foi, com sete golos, Gustavo Oliveira – lateral de 21 anos do Águas Santas Milaneza. Com este resultado, o Águas Santas Milaneza subiu na classificação do grupo D para o quinto lugar, ultrapassando o HC Motor, da Ucrânia, que perdeu frente ao Skanderborg-Aarhus, da Dinamarca – precisamente o próximo adversário do Águas Santas Milaneza na luta pelo apuramento para os oitavos de final -, por 33-30. Posto isto, os maiatos ficam a apenas dois pontos de um lugar na próxima fase da competição, aproximando-se, precisamente, do Eurofarm Pelister.
O SL Benfica deslocou-se à Alemanha para enfrentar o Frisch Auf Göppingen. Os encarnados, campeões europeus em título, procuravam garantir a passagem aos oitavos de final da Liga Europeia, mas acabaram por sair derrotados, por 31-29, adiando a mesma.
A primeira parte, tal como todo o encontro, foi de um enorme equilíbrio entre ambas as equipas. A meio da primeira metade, o jogo estava empatado a 10, terminando com uma vantagem para a formação liderada por Chema Rodriguez por 15-18. Na segunda parte, apesar de um ampliar da vantagem por parte da equipa vermelha e branca, o Frisch Auf Göppingen conseguiu dar a volta, estabelecendo um resultado final por 31-29.
A grande figura do encontro foi Josip Sarac, central e lateral da formação alemã, com cinco golos e três assistências. Com este resultado, o SL Benfica encontra-se no quarto lugar do grupo A, estando dois pontos à frente do TATRAN Prešov, que venceu o Montpellier – equipa que ocupa o primeiro lugar do grupo A, com 14 pontos – esta terça-feira. No próximo encontro, a formação da Luz encontra o Kadetten, da Suíça, numa jornada decisiva para a passagem à próxima fase.