O velejador Eduardo Marques começou bem o primeiro dia da fase final do Campeonato do Mundo de ILCA 7. O português mais do que cumpriu o objetivo pré-determina de conseguir terminar as duas primeiras etapas entre os 20 primeiros classificados. Com uma sólida prestação na água, terminou as duas provas em 17.º e 10.º, respetivamente, e manteve o 12.º lugar, aproximando-se ainda mais do top-10 mundial.
A competição está a decorrer em Riviera Nayarit, México, até o domingo e conta com a presença de 126 velejadores, representantes de 45 países. Em declaração à Federação Portuguesa de Vela, Eduardo Marques detalhou o desempenho no primeiro dia da fase final.
“Apesar de ter sido um dia difícil, com vento de média/fraca intensidade e muito instável, o objetivo de ficar nestas duas primeiras regatas da fase final nos primeiros 20 lugares foi cumprido”, destacou.
Sobre as duas regatas, o velejador salientou que “na primeira regata decidi ser mais conservador, posicionando-me no campo de regatas a controlar a maioria da frota, e acabei por perder alguns lugares para alguns velejadores que apostaram a fundo no lado esquerdo do percurso. Na segunda regata, apesar do vento continuar bastante instável e imprevisível, comecei bem e mantive-me praticamente sempre em 10º ao longo de toda a regata”.
Eduardo Marques está a competir na frota de ouro – regatas apenas disputadas pela primeira metade da frota e conta agora com 67 pontos, a apenas seis pontos do 10º lugar e 19 do 3º. Outro português presente na mesma categoria é Santiago Sampaio, que desceu um lugar depois de ter uma desqualificação por largada adiantada, ocupando agora a 51ª posição, com 193 pontos.
Na frota de prata, disputada pela segunda metade da frota, Lourenço Mateus desceu três lugares e está agora em 79ª, com 219 pontos.