Falar do Treinador é falar de uma profissão secular. Profissão? Desde 2008, com a publicação do Decreto-Lei n.º 248-A/2008, de 31 de dezembro que a profissão de Treinador e a sua formação passou a estar regulada. Já tinham existido várias tentativas no passado, chegando mesmo a existir um Decreto-Lei em 1999 (Decreto-Lei n.º 407/99, de 15 de outubro) mas que nunca chegou a ser operacionalizado. Com o Decreto-Lei n.º 248-A/2008, de 31 de dezembro e, posteriormente com a Lei n.º 40/2012, de 28 de agosto e com a Lei n.º 106/2019, de 6 de setembro, que se encontra atualmente em vigor (as outras foram revogadas por esta) os Treinadores passaram a ter a sua profissão e formação reguladas.
O reconhecimento de uma profissão e da sua formação através de uma lei são um passo importante para o Estado, mas, na verdade, o verdadeiro reconhecimento de uma profissão é feito pela sociedade. Se utilizamos a renumeração como único indicador para considerar uma atividade como profissão então temos de dizer que o processo ainda está muito no início. Atualmente apenas 5% dos Treinadores vivem única e exclusivamente da remuneração como Treinadores. A maioria trabalha de forma voluntária ou com pequenos apoios para os gastos com deslocações para treinos e competições. No entanto, isso não significa que esses treinadores se empenhem ou dediquem menos à sua atividade. Apenas têm mais limitações, pois não é fácil ter um emprego e depois ao final do dia ser Treinador e durante a noite preparar os treinos e competições seguintes. Mas é algo que destaca claramente os Treinadores das restantes profissões. Alguém imagina uma sociedade onde por exemplo apenas 5% dos médicos ou Arquitetos fossem remunerados e os restantes trabalhassem de forma voluntária? Só isto valoriza ainda mais os Treinadores e Treinadoras.
Com este número da Revista pretendemos, por um lado esclarecer os Treinadores sobre a forma de acesso à Formação de Treinadores e como se progride na carreira e, por outro, através de entrevistas, reportagens e artigos, ficar a conhecer melhor o que é ‘Ser Treinador’.
Acredito que este número permanecerá intemporal, pois tem conteúdos muito úteis para muitos anos. Espero que no final fiquem com a mesma opinião. Boa leitura!