Diogo Cancela, atleta de natação adaptada, conquistou a medalha de bronze no Mundial, disputado no Funchal (Madeira) nos 200 metros estilos. O atleta terminou a prova com a marca de 2.29,21 minutos. Contudo, o percurso de Diogo Cancela nesta competição foi um pouco atribulado, devido a uma desqualificação numa das provas, o que afetou o atleta de 18 anos.
O nadador português falou com a SportMagazine e conta como viveu este Campeonato do Mundo.
“Afetou muito pela negativa. Limitou-me o descanso e também me afetou psicologicamente. Foi nesse dia que soubemos que não poderia fazer respiração lateral nos 200 estilos, técnica que andamos uma época inteira a trabalhar, não podemos arriscar em outros aspetos, pois tinha a pressão de garantir a bolsa de preparação e que nada podia acontecer”, disse.
Para além da desqualificação, o atleta também teve que lidar com algumas lesões. Uma delas em competição, onde se aleijou no joelho, no dia da prova de 100 metros livres, e outra durante a preparação para a mesma.
“Não foi uma preparação fácil, cinco semanas antes do Mundial tive uma tendinite no ombro o que limitou muito a preparação. Ao longo do ano foram muitos treinos duros e foi um excelente de trabalho de equipa por parte dos treinadores e do fisioterapeuta”, afirmou Diogo Cancela.
Após a competição, o atleta português conseguiu garantir uma medalha de bronze, mostrando-se orgulhoso de todo o percurso, apesar das adversidades, e define objetivos para um futuro próximo.
“Sinto-me concretizado. Depois de tantos quartos lugares em competições internacionais, de um início de época tão duro, de tanto esforço e tanto sofrimento é muito bom sair assim recompensado. O próximo objetivo é começar a preparar o próximo Mundial já com olhos postos em Paris 2024”, destacou.
Diogo Cancela vive uma ótima temporada. No último mês de maio, nos Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Absolutos, jovem atleta paralímpico do Louzan Nataçao/EFAPEL bateu o recorde europeu e nacional de 200 metros mariposa, o de 400 metros livres e 200 metros estilos. Nos últimos Jogos Paralímpicos, Diogo Cancela melhorou a marca nacional nos 100 metros bruços SB8 com 1.21,35 minutos, apesar de não ter garantido a presença na final.