Eleita esta semana como a nova presidente da Comissão Diretiva da Comissão de Atletas Olímpicos (CAO), a ex-nadadora Diana Gomes já tem em mente alguns dos principais objetivos que quer avançar na sua gestão (2022-2025). Além de obviamente defender os interesses dos atletas, a campeã da Europa de juniores nos 100 e 200 metros bruços (em 2005) quer lançar novos projetos.
“A gestão vai ser intensa. Este mandato é o mais curto que houve até agora, portanto são apenas três anos, uma vez que houve a questão da Covid-19. Tenho certeza de que vai ser bastante intenso em todos os assuntos e queremos dar o seguimento e continuidade e em outros temas vamos dar início. A prioridade serão sempre os atletas, sempre em primeiro lugar. Vamos defender sempre os seus interesses e fazer com que eles se sintam acompanhados durante os seus projetos. Dar-lhes hipótese de formação e que estejam os mais preparados possíveis para a vida a longo prazo”, destacou Diana Gomes, em declaração à SportMagazine.
A nova presidente da CAO esteve presente nos Jogos de Atenas (2004) com apenas 14 anos, além de estar também em Pequim 2008. Atualmente, além de desportista, ela, que é formada em Arquitetura, é também empresária. Aos 32 anos, Diana Gomes encerrou a carreira como atleta em 2014.
Desde então, já teve a oportunidade de estar presente em outra gestão do CAO, entre 2009 e 2013, como vogal. Foi neste período que a antiga nadadora passou a conhecer melhor a Comissão de atletas e a rotina da organização.
“Tive hipótese, na altura, de conhecer o que a Comissão fazia. Alguns dos projetos que já estão em curso foram iniciados na altura, alguns outros projetos eram ainda projetos e continuam a ser projetos. Então um dos maiores desafios será pôr em movimento alguns projetos que são mais sensíveis e delicados”, apontou Diana Gomes.
Além de Diana Gomes a Comissão Diretiva da Comissão de Atletas Olímpicos conta com o nadador Alexis Santos como vice-presidente, enquanto o velejador José Costa é o secretário-geral. Além deles, compõem a comissão também Emanuel Silva (Canoagem), José Costa (Vela), João Silva (Triatlo), Marta Pen (Atletismo), David Rosa (Ciclismo), Cátia Azevedo (Atletismo) e Catarina Costa (Judo).
“Tivemos uma primeira reunião muito interessante, com uma boa conversa, em que partilhamos desde já algumas ideias e necessidades. Estamos todos com muita vontade de trabalhar e levar adiante todos os projetos que temos em mãos”, afirmou a nova presidente.
A tomada de posse da nova Comissão Diretiva da CAO está agendada para o dia 3 de maio, às 12h00, na sede do Comité Olímpico de Portugal, em Lisboa.
Todas as gestões da CAO:
2002 – 2005
– Presidente: Susana Feitor
– Vice-presidente: Nuno Fernandes
– Vogais: João Costa, Gustavo Lima, Nuno Delgado, Domingos Castro, Nuno Laurentino, Nuno Barreto, Diogo Cayolla, Aníbal Fernandes e Afonso Domingos.
2005 – 2009
– Presidente: Nuno Fernandes
– Vice-presidente: Susana Feitor
– Vogais: Álvaro Marinho, Nuno Barreto, Gustavo Lima, Nuno Laurentino (foi substituído por Joana Pratas), Diogo Cayolla, Nuno Merino, Joana Pratas, João André Silva e Nuno Pombo.
2009 – 2013
– Presidente: Nuno Barreto
– Vice-presidente: Paulo Bernardo
– Secretário-geral: Simão Morgado
– Vogais: André Pereira, Bernardo Novo, Diana Gomes, Gustavo Lima, Joana Pratas, Pedro Dias e Susana Feitor.
2013 – 2017
– Presidente: João Neto
– Vice-presidente: Joaquim Videira
– Secretário-geral: Pedro Fraga
– Vogais: Beatriz Gomes, Gonçalo Carvalho, Joana Pratas, Mariana Lobato, Susana Feitor e Yahima Ramirez.
2017 – 2022
– Presidente: João Rodrigues
– Vice-presidente: Susana Feitor
– Secretário-geral: João Silva
– Vogais: David Rosa, Emanuel Silva, Jéssica Augusto, Joana Pratas (substituída por João Pereira), Rui Bragança e Telma Santos.