O segundo dia do Ética Summit contou com vários especialistas, nas mais diversas áreas, que debateram os mais variados temas nas “mesas redondas” e conferências. A Sportmagazine acompanhou algumas delas: aqui e aqui – e os assuntos, como tem sido hábito, suscitaram grande interesse por parte dos perto de quatro mil inscritos.
O dia começou com uma mesa redonda com o tema “Igualdade de Género”, que contou com a presença de Filomena Fortes (membro da CE do Ética Summit), Marcelina Kiala Eduardo (vice-presidente do COA – jogadora da seleção andebol), Avelino Bonifácio Lopes (vice-presidente do Comité Olímpico de Cabo Verde, membro da Comissão de Ética e Integridade no Desporto e presidente da Federação de Natação e Economista), Leopoldina Ross Dayves (membro do Comité Executivo da Federação de Futebol guineense e coordenadora do futebol feminino na Federação de Futebol da Guiné-Bissau) e Ylca Cravid (presidente da Olympafrica).
“Valores do Desporto” (conferência), “Modelos pedagógicos” e “Guardiões de crianças e jovens do desporto” e “Finalidades em Educação” (workshop), “A inteligência Artificial no Desporto” (conferência), “o uso da IA no treino; na arbitragem; na análise da competição” (mesa redonda), “Árbitro e controlo antidoping: porque não?” e “O contributo da tecnologia para o doping e para o seu combate” (workshop).
Muitas horas de debate, troca de ideias e conversas que, certamente, serão importantes para prever o futuro e, sobretudo, compreender o presente.