O Congresso Nacional de Educação Física, que decorre, este fim de semana, em Leiria, no Teatro José Lúcio da Silva, reiniciou o programa de sábado, pelas 14h30, sob o tema “Comunicações Livres I”, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. De seguida, o evento passou para uma mesa redonda, intitulada de “Desporto de Formação: a importância das práticas de qualidade na formação desportiva das crianças e jovens portugueses”. Os oradores foram: Pedro Dias, diretor da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Magda Rocha, presidente da Albigym, e Isabel Mesquita, professora catedrática da FADEUP.
Pedro Dias iniciou esta mesa redonda, através do exemplo de alguns atletas de futsal que, através da sua formação, acabaram por conquistar o mundo, tais como André Sousa, Pany Varela, Bebé, entre outros. O diretor da FPF afirma que o escalão sub-13 é o que tem mais atletas federados, sendo o sub-9 e sub-10 os que têm menos. Destaca ainda o número de atletas séniores – 79% – e de atletas na formação – 21%. Para além disto, Pedro Dias aborda aquele que é o programa de observação, deteção e seleção de talento e a certificação de entidades formadoras da FPF.
Seguiu-se Magda Rocha que aborda, tal como Pedro Dias, a sua modalidade. Pedro Dias abordou o futebol, o futsal e o futebol de praia, enquanto que Magda Rocha abordou a ginástica. A presidente do Albigym – uma associação juvenil, apostando nos jovens nos órgãos sociais -, nascida em Lisboa, foi morar para Castelo Branco após o curso, sentindo uma grande diferença no que ao desporto diz respeito. Isto por causa da densidade populacional baixa, principalmente a jovem, o que faz com que muitos jovens, a partir dos 18 anos, deixem a cidade, não chegando ao escalão sénior. Relata ainda a dificuldade em arranjar treinadores de ginástica, os preços de equipamentos, que são muito dispendiosos. Com isto, a formação, neste contexto propriamente dito, torna-se complicada e, mesmo quando se realiza, a maior parte das vezes acaba por não se prosseguir devido ao abandono da modalidade por parte dos atletas.
Posto isto, Magda Rocha apresentou algumas soluções para a melhoria dessa formação, através da ligação às escolas (Agrupamento de Escolas Nuno Álvares) para que os alunos se interessem pela modalidade de ginástica para que se interessem, cada vez mais, pelo desporto, através de várias atividades.
Por fim, Isabel Mesquita abordou os valores promovidos pelo desporto e a identidade do desporto hoje em dia, comparativamente com o passado. A professora catedrática do FADEUP destaca enormes valores como o fair play, a competitividade e a disciplina no desporto federado. A docente defende uma redução das barreiras do envolvimento desportivo, a otimização da aquisição de competências pessoais, sociais e desportivo-motoras e a promoção da fidelização da prática desportiva.
Isabel Mesquita destaca o trabalho que se deve ter nos jovens não só enquanto atletas mas sim como pessoas, dizendo mesmo que se deve “considerar a pessoa que mora no praticante”. Comparativamente com anos anteriores, nomeadamente anos 80, o atleta tem muito mais autonomia a nível de jogo (poder de decisão), ao contrário do que acontecia nessa altura. Para além desta liberdade, segundo Isabel Mesquita, existe a crença – algo que deve existir da parte do treinador para que os jogadores consigam dar tudo o que têm. Ou seja, “o praticante controla a sua aprendizagem.
Terminou assim o primeiro dia do Congresso Nacional de Educação Física. Domingo, o evento conta com uma manhã repleta de workshops. De tarde, são apresentados projetos e, terminando o dia e, consequentemente, o Congresso, é feita uma mesa redonda sob o tema “Atividade Física e Literacia Física: a importância de práticas de qualidade no desenvolvimento integral de crianças e jovens”, com o painel constituído por Dean Dudley, professor associado da Macquarie University (Austrália) e Carlos Neto, professor catedrático da FMH.
Pedro Morouço, diretor da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Nuno Ferro, presidente da SPEF, e Vítor Pataco, presidente do IPDJ, discursam dando o verdadeiro ponto final, através da sessão de encerramento.