Decorreu, esta segunda-feira, a cerimónia de entrega dos Prémios de Obtenção de Resultados de Mérito Desportivo 2023, no Teatro Thalia, em Lisboa. Esta contou com a presença do governo, através das tutelas da Juventude e Desporto, da Educação e da Inclusão.
Este ano os Prémios de Mérito Desportivo foram atribuídos em 20 modalidades e a mais de 70 atletas ou equipas, e 18 juízes/árbitros.
Para além disto, foram ainda efetuadas outras duas relevantes distinções: Selo Estudante-Atleta a oito Instituições do Ensino Superior que fomentam a articulação ao nível das carreiras duplas, desportiva e académica, assim como cinco distinções de mérito desportivo e escolar a praticantes enquadrados pela Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola.
Foram premiadas as classificações de pódio obtidas pelos/as praticantes em Campeonatos do Mundo e da Europa, de provas pertencentes ao programa dos Jogos Olímpicos ou dos Jogos Paralímpicos. Para além de classificações obtidas em Campeonatos do Mundo e da Europa em provas pertencentes ao Programa Olímpico e Paralímpico, bem como em Jogos Olímpicos da Juventude, são ainda premiadas classificações obtidas em campeonatos do mundo em provas não pertencentes ao programa olímpico e paralímpico e que cumprem os critérios estabelecidos na legislação.