A Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas (ACR), vai estar em preparação para o próximo europeu entre os dias 10 e 12 deste mês. O Campeonato da Europa irá ser disputado em Leiria, entre os dias 15 e 21 de novembro deste ano.
O selecionador nacional, Danilo Ferreira, confirma a presença de atletas novos na convocatória e acredita num futuro promissor de Portugal na modalidade.
“Este é o primeiro estágio de preparação para o Campeonato da Europa, que será em novembro, em Portugal, onde nós nos queremos apresentar na máxima força e lutar pelo título que perdemos na Croácia. Existem algumas caras novas, o grupo é mais alargado para ir tentando integrar e também fazendo uma renovação da Seleção tranquila e para termos um futuro promissor e garantirmos sempre o nível que temos tido até agora”, disse o selecionador nacional à Federação de Andebol de Portugal.
A convocatória conta então com seis jogadores da APD Porto – Adriano Mendes, Diana Machado, Etelvina Vieira, Pedro Marques, Ricardo Queirós e Rodrigo Vieira -, quatro da APD Leiria – Alexandre Conde, João Jerónimo, Marco Francisco e Maria Albertina Relvas -, dois do CMRRC – Rovisco Pais – Carlos Bernardo e Filipe Cerqueira -, dois do Clube Naval Setubalense – Daniel Pereira e Euclides Soares – e, por fim, um atleta do IFC Torrense e um do CPSB Messines/Algarve – Ruben Silva e Tiago Cantigas, respetivamente. No total, Danilo Ferreira pode contar com 16 jogadores.
Recorde-se que a Seleção Nacional, ao comando de Danilo Ferreira, venceu quatro medalhas nos últimos quatro europeus: um ouro, em 2018, e três pratas, em 2015, 2016 e 2019. Este Campeonato da Europa é p primeiro a ser realizado pós-covid, tal como o mundial, a ser realizado no final do ano. Atualmente, o melhor marcador em todos os Campeonatos da Europa é o capitão da equipa lusa, João Jerónimo.