25 de Novembro 2024 07:49
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Atualidade

Criação de Ministério do Desporto e plano estratégico para 10 anos entre as prioridades de Daniel Monteiro

Foto: CDP

Daniel Monteiro, eleito em Novembro último novo presidente da Confederação do Desporto de Portugal (CDP) – a tomada de posse ocorreu apenas a 27 de Dezembro último – para o quadriénio 2023-2027, pretende criar um Ministério do Desporto e, entre outros objectivos, avançar com um plano de desporto para uma década em Portugal.

O homem que sucede a Carlos Paulo Cardoso, que esteve 21 anos à frente dos destinos da CDP, apresentou, recentemente, as cinco prioridades para a XVI Legislatura.

1 – Criação de um plano estratégico para a década

A criação de um plano estratégico para a década do Desporto Português foi a primeira prioridade apresentada, sendo que este é um “plano abrangente e envolvendo, na sua construção, todos os agentes com responsabilidades diretas ou indiretas no sector”.

“O Desporto português está há muitos anos sem reformas estruturais. Vamos celebrar 50 anos de Democracia e é com dificuldade que olhando aos últimos 50 anos vemos reformas transformadoras no setor do Desporto”, destacou Daniel Monteiro, acrescentando que é imperativo e urgente a “criação de um novo modelo de financiamento do Desporto Nacional”.

 

2 – Financiamento público do Desporto

A falta de financiamento público do desporto em Portugal, aliado à falta de uma visão política para o setor, “tem sido um dos maiores constrangimentos ao seu desenvolvimento e à sua valorização social”, destaca Daniel Monteiro, acrescentando ser “imperativo que o Governo alargue as fontes de financiamento público, afetando parte da receita fiscal ao investimento no sector”.

“Apesar do índice de participação desportiva em Portugal vir, progressivamente, a aumentar, a percentagem de praticantes per capita continua muito aquém da existente na esmagadora maioria dos países da União Europeia”, recorda o presidente da CDP.

 

3 – Aumento de horas de desporto na escola

A terceira prioridade passa pela “necessidade de se definir um número de horas mínimas para a o ensino da educação física no 1º ciclo de escolaridade”. “A disciplina de Educação Física tem um impacto multidisciplinar na vida das crianças, fundamental para o desenvolvimento pessoal, com impacto direto na formação física e motora e formação intelectual”, vincou Daniel Monteiro.

 

4 – Mais horas de desporto na RTP

Portugal precisa de mais e melhor desporto e, por isso, é necessário “mais desporto no serviço público de Rádio e Televisão” e a quarta prioridade política para a XVI Legislatura prende-se, precisamente, “com a necessidade de priorização do Desporto no novo contrato de concessão que vier a ser celebrado com a Administração da RTP, propondo-se um modelo de cogestão da grelha destinada ao Desporto, com a participação da Confederação do Desporto de Portugal”.

A valorização política do Desporto é um desígnio fundamental, para a consecução das prioridades apresentadas.


5 – Criação de Ministério do Desporto

A quinta prioridade apresentada passa pela “criação do Ministério do Desporto, como forma de relevar o peso do setor na estrutura governamental”.

Na União Europeia, 19 de 27 países têm Ministério do Desporto, no quadro da sua estrutura governamental, “seja como área única, ou em regime partilhado com outras áreas de governação”, destaca Daniel Monteiro.

 

Pode conferir o documento aqui.

 

Por: Pedro Silva
Foto: CDP

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Atualidade

A Confederação do Desporto de Portugal (CDP) revelou, através de um comunicado, que os partidos com assento parlamentar se manifestaram favoráveis à sua proposta...

Atualidade

A Confederação do Desporto de Portugal (CDP) alertou, esta semana, para o “subfinanciamento crónico do desporto nacional e pediu ao Governo que o financiamento...

Sociedade Desportiva

O canoísta Fernando Pimenta e a lançadora do peso Auriol Dongmo, vencedores dos prémios Desportistas do Ano em 2022, voltam a integrar os finalistas...

Atualidade

Daniel Monteiro foi, esta terça-feira, empossado como presidente da Confederação do Desporto de Portugal (CDP), após ter vencido as eleições para o organismo realizadas...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.