Com o objetivo de desenvolver um sistema de avaliação dos estabelecimentos de ensino com boas práticas de apoio aos atletas no desenvolvimento das suas carreiras duais, o Manual do projeto Athletes Friendly Education oferece um guia aos desportistas que estudam e estão imersos na rotina de treinos. O estudo teve a parceria do Comité Olímpico de Portugal (COP).
O manual já está disponível para consulta, assim como também foi divulgada a publicação científica “Athletes Friendly Education”.
O COP, através da Comissão de Atletas Olímpicos, explica que através do seu site oficial que “está a implementar uma ação a nível nacional de forma a apoiar os atletas e as suas carreiras, que inclui assistência nas áreas de educação e empregabilidade dos atletas”.
A mesma fonte afirma que será também implementado o certificado “Athletes Friendly Education” que providencia instrumentos e mecanismos para um selo europeu que distingue os estabelecimentos de ensino que suportam as carreiras duais. Outras informações podem aqui ser consultadas.
O Projeto Athlete Friendly Education é cofinanciado pelo programa Erasmus+ da União Europeia e tem como parceiros, para além do COP, o Comité Olímpico da Eslovénia, a Associação Europeia de Desporto Universitário, o Comité Olímpico da Bélgica, a Academia Olímpica da Alemanha, a Academia Olímpica da Croácia, a Federação Macedónia de Voleibol, a Universidade de Maribor e a Faculdade de Estudos Marítimos da Universidade de Rijeka.