O Comité Olímpico de Portugal (COP) está a participar nas reuniões e visitas a instalações promovidas pelo Comité Organizador dos próximos Jogos Olímpicos de verão, durante esta semana. Tony Estanguet, campeão olímpico de Canoagem Slalom de Sydney 2000, Atenas 2004 e Londres 2012 e agora Presidente do Comité Organizador dos próximos Jogos recebeu um grupo de Comités Olímpicos Nacionais na sua atual sede, sob o mote de Paris 2024.
Nestas reuniões acabaram por ser tomadas algumas decisões, entre as quais a mudança da instalação onde vão decorrer as modalidades de Tiro e de Tiro com Armas de Caça. Após de aprovada na reunião do Comité Executivo do Comité Olímpico Internacional (COI), a 8 de setembro, o Comité Organizador confirmou que vai ser realizada uma Aldeia para os atletas perto do Centro Nacional de Tiro, que se localiza em Châteauroux, a mais de 200 km de Paris.
Com isto, esta Aldeia passa a ser a sexta presente nos Jogos de Paris 2024, juntando-se a mais cinco: Paris, Saint-Denis; Marselha, para a vela; Teahupo’o, na Polinésia Francesa, para o surf; Lille, para o andebol e o basquetebol; e, por fim, Versalhes, para o equestre e era a Aldeia dos Tratadores. Também estão previstos alojamentos para as cidades que acolhem os torneios de Futebol (Paris, Nantes, Lyon, Saint-Etienne, Marselha, Nice e Bourdéus).
Outras alterações realizadas e confirmadas pelo COI estão relacionadas com o boxe e o pentatlo moderno, quer do ponto de vista dos respetivos calendários desportivos, quer do respetivo planeamento da utilização das instalações desportivas.
No que aos recursos dizem respeito, os transportes dedicados à competição vão “colocar uma pressão extra” na cidade anfitriã. Para evitar o tráfego, durante os últimos dias, vão-se ouvir elogios à redes de transportes para levar a população a utilizar os transportes para acompanharem os Jogos.
O diretor do Departamento de Missões e Preparação Olímpica, Marco Alves, encontra-se a representar o COP e viu também os trabalhos que se estão a desenvolver na Aldeia Olímpica no sentido de lançar aqueles que podem ser os desafios e as oportunidades, na montagem do espaço destinado à Equipa Portugal.