O Comité Olímpico de Portugal (COP) entregou, nesta semana, premiações aos melhores atletas do país em 2023. O evento decorreu no SUD Hall Lisboa, e reuniu cerca de 400 participantes.
Os Prémios do COP, Excelência Desportiva, Juventude, Mérito Desportivo, Prestígio, Investigação Científica, Educação Olímpica, e ainda o Troféu Olímpico e a Ordem Olímpica Nacional, destinam-se a distinguir quem mais se evidencia, com a novidade de em 2023 ter sido criada a categoria Campeões do Mundo.
“Não obstante os tumultos que nos assaltam o quotidiano, quer a nível nacional, quer internacional, as incertezas que daí advêm e que nos perturbam as vidas familiares e todos os que nos rodeiam, façamos os possíveis para manter esse foco. E se há algo que nos pode nortear, é sabermos que temos em mãos a ferramenta mais poderosa para enfrentar estas ocorrências: O Desporto! Uma pedra-de-toque para se obter o mais puro da essência humana”, disse Diana Gomes, presidente da Comissão de Atletas.
Por fim, José Manuel Constantino, presidente do COP, voltou a vincar na Celebração Olímpica as dificuldades que se colocam ao desporto português: “Sabemos que os resultados meritórios alcançados em Tóquio, e o aumento de recursos ao dispor do Programa de Preparação Olímpica, não alteram súbita e significativamente as fragilidades da situação desportiva nacional, como atestam os mais diversos estudos e indicadores estatísticos que expressam o fracasso de décadas de políticas para o desporto em Portugal e a condição irrelevante de um sector com uma das mais baixas dotações no Orçamento de Estado ou do PIB per capita no contexto europeu.”
Numa noite extremamente emotiva, foram distinguidos:
PRÉMIO EXCELÊNCIA DESPORTIVA:
INÊS BARROS (Tiro com Armas de Caça)
FERNANDO PIMENTA (Canoagem)
PRÉMIO JUVENTUDE:
FRANCISCA VESELKO (Surf)
JOÃO NUNO BATISTA (Triatlo)
PRÉMIO MÉRITO DESPORTIVO:
GABRIEL MENDES (Ciclismo)
PEDRO BRANDÃO (Natação)
PRÉMIOS CAMPEÕES DO MUNDO:
FERNANDO PIMENTA (Canoagem)
IÚRI LEITÃO (Ciclismo)
JOÃO RIBEIRO (Canoagem)
MESSIAS BAPTISTA (Canoagem)
PRÉMIO PRESTÍGIO:
SPYROS CAPRALOS (Comités Olímpicos Europeus)
PRÉMIO INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA:
JOSÉ ANTÓNIO MAIA (Universidade do Porto)
PRÉMIO EDUCAÇÃO OLÍMPICA:
GUSTAVO MARCOS (Jogos de Quelfes)
TROFÉU OLÍMPICO:
CLUBE NÁUTICO DE PONTE DE LIMA
ORDEM OLÍMPICA NACIONAL:
VASCO LYNCE
COE distinguem José Manuel Constantino
Um dos momentos altos da noite foi a distinção feita a José Manuel Constantino por Spyros Capralos, presidente dos Comités Olímpicos Europeus, “pelo grande trabalho que tem feito em prol do desporto. O vosso presidente é uma grande personalidade no Movimento Desportivo. A ovação que lhe deram de pé mostra o grande respeito”, disse o presidente dos COE.
Recorde aqui todos os vencedores dos Prémios do COP em anos anteriores.