O 27º Congresso Anual do European College of Sport Science (ECSS) realizou-se entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro, em Sevilha, cidade espanhola. Ana Carvalho, treinadora master coach e docente de andebol na licenciatura de educação física do ISMAI, apresentou um trabalho apoiado pela Federação de Andebol de Portugal e pela Universidade da Maia (ISMAI), cujo título foi “Anthropometric and performance characterization of U16 and U18 Female Handball Portuguese National teams”.
O trabalho de Ana Carvalho foi aceite para apresentação oral no painel “Female Team Sports”, tendo sido mostrados resultados preliminares sobre o perfil físico das atletas jovens das Seleções Nacionais, com uma amostra de 36 atletas sub-16 e sub-18.
“O interesse deste trabalho baseia-se na necessidade de encontrar valores de referência sobre o perfil fisiológico das atletas femininas de andebol, algo que é de extrema importância para fazer uma ponte entre a ciência e o treino. Torna-se cada vez mais importante a monitorização e a realização de testes físicos nos nossos atletas para percebermos qual a sua evolução e qual o efeito que está a ter o treino. Havendo uma lacuna de valores de referência suportados e validados com os quais possamos comparar, torna-se imperioso que tentemos realizar investigação nesta área”, disse Ana Carvalho.
A professora doutora Carla Correia de Sé, co-investigadora no processo de construção e realização das avaliações, e o professor doutor Paulo Sá, diretor técnico nacional, como investigador sénior, também participaram, juntamente com a antiga treinadora do ND Santa Joana Maia, no desenvolvimento deste trabalho.
Este evento é então um Congresso Mundial, o mais importante a nível das ciências do desporto, que nesta edição contou com duas sessões plenárias, 38 simpósios com preletores convidados, 138 apresentações orais com trabalhos submetidos a candidatura, 50 apresentações em posters e 214 e-posters. Totalizando ainda cerca de 2000 participantes.