A Confederação de Treinadores de Portugal, o Instituto Português da Juventude e Desporto (IPDJ) e a Rede de Escolas com Formação em Desporto do Ensino Superior Politécnico Público (REDESPP) assinaram, no passado dia 1 de março, um Memorando de Entendimento, com lugar em Rio Maior. Pedro Sequeira, Presidente da Confederação de Treinadores, José Rodrigues, Presidente da REDESPP e Antonino Pereira, Coordenador da Comissão de Ética da REDESPP, estiveram presentes neste evento.
No Memorando está definido um programa de ações a realizar a partir de 2023 e a vontade de propor medidas que visem facilitar a utilização do desporto numa perspetiva de desenvolvimento integral de crianças e jovens, promover valores e competências para a vida, e manter e aprofundar a cooperação institucional entre as três signatárias através da definição de propostas a apresentar à tutela que possam melhorar a eficácia do sistema desportivo.
“Este memorando vai permitir potenciar a parceria entre as instituições parceiras através de projetos, trabalhos e atividades na área da ética e dos valores no desporto”, disse Pedro Sequeira.
Este Memorando de Entendimento surgiu no seguimento do grupo de trabalho criado em 2022 entre as três entidades – no “III Seminário Internacional sobre o desenvolvimento positivo dos jovens através do desporto” – que avalia, periodicamente, a qualidade das experiências de crianças e jovens no desporto.