O Comité Olímpico de Portugal (COP) e o Comité Olímpico Cubano (COC) renovaram, esta segunda-feira, em Havana, o acordo bilateral de cooperação desportiva, prolongando a parceria em vigor desde 2005.
O presidente do COP, José Manuel Constantino, este ao lado de Roberto León Richards, presidente do COC, para assinar a atualização da parceria já existente desde 2005. De acordo com o COP, o acordo bilateral de cooperação desportiva deu “seguimento ao interesse manifestado por Roberto León Richards durante os Jogos Olímpicos Tóquio 2020”.
“A assinatura do novo documento aconteceu durante a visita do presidente do COP, José Manuel Constantino, a Cuba, durante a qual – acompanhado pelo diretor desportivo do COP, Pedro Roque – teve oportunidade de visitar os centros de preparação desportiva da Canoagem, do Futebol e da Ginástica, bem como o centro de apoio ao alto rendimento na área médica”, pode-se ler na nota publicada pelo COP.
De acordo com o Comité Olímpico de Portugal, o acordo prevê que as duas instituições cooperem em temas como a formação e desenvolvimento de treinadores, controlo antidoping, transição digital, intercâmbio académico e consultoria para competições multidesportivas.