A Comissão Executiva do Comité Olímpico de Portugal (COP) vai propor que o vice-presidente Artur Lopes substitua José Manuel Constantino na presidência do organismo, sendo que a decisão será votada numa Assembleia Plenária a ter lugar em setembro.
“A Comissão Executiva do Comité Olímpico de Portugal decidiu esta sexta-feira por unanimidade propor que o seu Vice-presidente, Artur Lopes, substitua o Presidente José Manuel Constantino, falecido no domingo, até eleições que deverão realizar-se no primeiro trimestre de 2025”, lê-se em comunicado publicado no sítio oficial do COP.
Artur Lopes foi antigo presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo e ocupa o cargo de vice-presidente do COP há 24 anos, tendo iniciado funções com Vicente Moura e cumprido os três mandatos de José Manuel Constantino.
Constantino, que presidia ao Comité Olímpico de Portugal desde 26 de março de 2013, morreu no domingo, aos 74 anos, vítima de doença prolongada.
Liderou o organismo olímpico nas duas melhores missões de Portugal a Jogos, com a conquista de quatro medalhas em Tóquio-2020 e Paris-2024, depois da estreia no Rio-2016.
Antes, presidiu ao Instituto de Desporto de Portugal e à Confederação do Desporto de Portugal.
Por: Pedro Silva
Foto: COP