Daniel Martinez, ciclista colombiano pertencente à INEOS Grenadiers, venceu a mais recente edição da Volta a Portugal, após o último contrarrelógio disputado em Lagoa. O atleta ficou em quarto na prova. No entanto, na classificação geral, acabou por ficar no primeiro lugar.
O contrarrelógio realizado em Lagoa teve como vencedor o suíço Stefan Küng (Groupama-FDJ). Contudo, na geral, Daniel Martinez ficou dois segundos à frente do recordista da Hora, Filippo Ganna, seu companheiro de equipa, no segundo lugar, com o belga Ilan Van Wilder (Soudal-QuickStep) no terceiro posto, a 15 segundo do vencedor.
No que aos portugueses diz respeito, João Almeida (UAE Emirates) foi o melhor em prova, conquistando o sexto lugar, a 40 segundos do vencedor.
“É verdade que no Algarve, dia após dia, sentia-me melhor, mas esta vitória foi para mim algo surpreendente. Normalmente, a nossa estratégia, numa corrida com estas características, é corrermos para o Filippo, um especialista de contrarrelógio. Hoje foi diferente, as minhas pernas também estavam fortes. E conseguimos vencer”, disse o colombiano.
O colombiano, que tinha sido terceiro em 2022, sucede ao belga Remco Evenepoel, que venceu a edição do ano passado.