Alejandro Paz (Padronés Cortizo) ganhou, no passado fim de semana, a Volta às Terras de Santa Maria/Troféu Fernando Mendes, quarta e última prova da Taça de Portugal de Esperanças, troféu conquistado por João Silva (Óbidos Cycling Team).
“A equipa galega aplicou, em terras feirenses, a mesma receita que ontem lhe garantira sucesso em Braga. Lançou dois homens para a frente da corrida e o duo da formação que veste de verde e azul foi pedalando para aumentar a vantagem sobre o pelotão e para discutir o triunfo longe dos rivais. Isso mesmo sucedeu nos 117,2 quilómetros da Volta às Terras de Santa Maria. Alejandro Paz cortou a meta com 2h50m16s, menos 2 segundos do que o colega de equipa Oscar García. O terceiro, a distantes 2m47s, foi outro espanhol, Ricardo Buba (High Leval/GSport). Gabriel Silva (Maia/Earth Consulters), sexto classificado, foi o melhor corredor das equipas portuguesas”, destaca, em nota publicada no site oficial, a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).
Além da vitória absoluta, Alejandro Paz também triunfou na montanha, metas volantes e sprints especiais. A Padronés-Cortizo venceu por equipas, conquistando também o primeiro lugar no ranking coletivo da Taça de Portugal.
No ranking individual, João Silva (Óbidos Cycling Team) segurou a primeira posição, vencendo a geral, com 186 pontos, mais 29 do que o colega de equipa Mark Kryuchkov. O terceiro, com 146 pontos foi Luis López (Padronés-Cortizo).
“A Taça de Portugal de Esperanças permite aos corredores juniores a partilha do pelotão com os sub-23. Guilherme Lino (Landeiro/KTM/Matias & Araújo) foi o melhor júnior na corrida , seguido por Davi Alves (Santa Maria da Feira/Segmento DÉpoca/Reol) e por David Ferreira (Paredes/Fortunna)”, destaca a mesma nota.
Por: Pedro Silva
Foto: FPC