28 de Novembro 2024 10:49
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Andebol

Chema Rodriguez: “Este título é muito importante para o Benfica e para o andebol português”

Foto: Twitter SL Benfica

O SL Benfica conquistou, este domingo, a EHF European League, tornando-se o primeiro clube português a vencer uma prova desta importância. Prova esta que é a segunda maior prova da Europa. Esta conquista é, considerada por muitos, a maior conquista do andebol português a nível de clubes.

“O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa felicita o Sport Lisboa e Benfica pela conquista da Liga Europeia de Andebol cuja fase final (“Final Four”) se disputou em Lisboa, na Altice Arena. Frente à equipa alemã SC Magdeburg, o SL Benfica alcançou o maior feito da história do andebol português ao nível de clubes. A competição teve lugar em Lisboa, por escolha da European Handball Federation, o que prova a excelência das competências nacionais na organização e acolhimento de grandes eventos internacionais”, foi a mensagem deixada por Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa.

A equipa portuguesa bateu o campeão alemão e antigo detentor da competição, Magdeburg, por 40-39, após prolongamento.

“É um sonho! Lutámos até final, foi um final perfeito! Foi um grande trabalho, lutámos muito e a equipa esteve sempre unida. É uma vitória, sobretudo pelos adeptos, que viram o jogo. Creio que o jogo foi um milagre atrás de milagre, o golo do empate no último segundo… foi um milagre! É resultado do esforço e trabalho incrível destes jogadores. Vencemos uma das melhores equipas do mundo da atualidade. Este título é muito importante para o Benfica e para o andebol português”, afirmou Chema Rodriguez, treinador do SL Benfica.

Os alemães têm grande qualidade nesta modalidade. Não é por acaso que a Alemanha é o país que ocupa o primeiro lugar do ranking EHF, enquanto que Portugal é o oitavo classificado. Em 40 edições de European League, antes denominada EHF Cup, 25 foram vencidas por clubes alemães. O mesmo se pode verificar na EHF Champions League, não a segunda, mas sim a primeira competição mais importante da Europa. Em 65 edições, 16 foram vencidas por clubes alemães. Nesta competição, apenas Espanha detém o mesmo número de vencedores.

O andebol português tem vindo a investir bastante e o aumento de rendimento e de conquistas da Seleçao Nacional e dos clubes portugueses têm levado a uma grande evolução. No entanto, tudo começou aos poucos. Os clubes começaram a mostrar-se na Taça Challenge, terceira maior competição europeia, com o Sporting CP a vencer por duas ocasiões (2009-10 e 2016-17) e o ABC Braga por uma vez (2015-16). A partir daí, os maiores feitos alcançados por clubes portugueses havia sido os oitavos de final na Champions League em 2018-19, pelo Sporting CP, e as meias finais alcançadas pelo FC Porto na European League, na mesma época.

A nível de clubes, a conquista do SL Benfica este fim de semana é, até hoje, a maior alguma vez alcançada no andebol português. Vencer a segunda maior competição europeia. O andebol português fica mais rico e reforça o desenvolvimento que tem vindo a alcançar.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Andebol

A seleção portuguesa feminina de andebol está de regresso à fase final do Campeonato da Europa 2024, 16 anos depois, e ficou inserida no...

Andebol

O Benfica venceu, esta terça-feira, no Pavilhão N.º 2 da Luz, os suíços do Kadetten, por 39-32, na quinta jornada do grupo C da...

Andebol

A seleção portuguesa de andebol somou, ontem, o segundo triunfo em outras tantas jornadas no Grupo 8 de qualificação para o Europeu de 2026,...

Andebol

O GRD Leça sagrou-se, no passado fim de semana, campeão da Europa de andebol de praia, em Porto Santo, na Madeira, numa prova em...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.