Uma das principais provas mundiais de vela, o Circuito Mundial 44Cup regressa esta quinta-feira a Cascais. A competição, que reunirá muitos dos principais velejadores da modalidade, irá decorrer até domingo, com oito barcos de alto desempenho.
Portugal não terá velejadores na disputa, o que não quer dizer que o país estará sem representantes na prova. O velejador olímpico português Álvaro Marinho acompanhará a equipa Charisma, enquanto treinador. Pedro Sacramento Neves, por sua vez, faz parte da equipa de terra – equipa responsável por toda a logística, montagem e manutenção dos barcos – da Black Star Sailing Team.
Os RC44 são barcos de alta competição, com os cascos construídos inteiramente em carbono e velas de última geração, o que os torna extremamente rápidos a velejar em todas as condições de vento e mar. O barco trata-se de um modelo ‘One-design’, isto é, todos iguais, o que assegura a equidade competitiva entre todos os barcos. Este projeto foi idealizado por Russel Coutts, velejador que venceu quatro vezes a América’s Cup, a mais emblemática prova de vela do mundo.
Este circuito, que conta com cinco provas em cinco países distintos, tem a particularidade de os timoneiros terem que ser os próprios donos do barco e não poderem ser profissionais por eles contratados, o que significa que, na prática, quem vai ao leme são amadores, que integram nas suas tripulações alguns dos melhores velejadores profissionais do mundo.
O campo de regatas de Cascais é conhecido pelas excelentes condições climatéricas e um dos preferidos da Classe RC44. Os ventos fortes e as grandes ondas oceânicas permitem que as tripulações naveguem os seus RC44s a mais de 20 nós (40km/h) de velocidade a favor do vento. Para estes dias esperam-se regatas muito renhidas entre as oito equipas.