A Seleção Nacional de Andebol sub-20 vai disputar o Campeonato da Europa, que tem início esta quinta-feira. Portugal irá jogar em casa e defronta, na fase de grupos, as seleções da Noruega, Espanha e Polónia. O selecionador nacional de sub-20, Carlos Martingo, conversou com a SportMagazine e considera que irá defrontar adversários de alto nível.
“Num campeonato da europa todos os adversários são de alto nível. A Polónia, embora seja a equipa que veio da segunda divisão, digamos assim, tem no seu plantel atletas que já integram a equipa principal das duas maiores equipas da Polónia, o Kielce e o Wisla Plock, por isso esperamos um jogo mais físico, mas dentro daqueles que são os adversários que vamos encontrar, será o adversário menos difícil. A Noruega é uma equipa que já tivemos oportunidade de ver no último campeonato da europa. Embora não tenhamos jogado contra eles, são uma equipa com um estilo de jogo muito bem definido. E a Espanha é medalha de bronze do último europeu, uma equipa com um estilo de jogo transversal a todas as seleções, com excelentes jogadores, com boa defesa, e será certamente um adversário de grau de exigência máxima. Ou seja, este grupo é muito difícil, extremamente equilibrado, mas que nós acreditamos que o podemos ultrapassar”, afirmou
Carlos Martingo descreve a fase de preparação em três fases. A primeira fase está ligada a “uma componente mais física, menos preocupação com a parte tática”. Na segunda semana de preparação, Portugal disputou três jogos de treino contra o Egito, acabando por sair vitorioso em todos. Nas últimas duas semanas de preparação, a comitiva lusa direcionou os trabalhos “diretamente para a competição, já a preparar a equipa para os adversários” e para “ajustar os últimos detalhes”, segundo o selecionador nacional. No último teste de preparação antes do Europeu, Portugal jogou e venceu contra a Itália, por 35-33.
Carlos Martingo encontra-se confiante e com boas expectativas em relação à prestação dos seus atletas nesta competição.
“As expectativas são boas. Nós sabemos que estamos a lutar com as melhores equipas do mundo, com os melhores jogadores do mundo da idade, mas também sabemos do valor da nossa equipa e também temos excelentes jogadores e um excelente grupo. As expectativas são boas e vamos fazer de tudo para conseguir um bom resultado”, afirmou.
Para além de selecionador nacional de sub-20, Carlos Martingo é também treinador-adjunto da equipa principal do FC Porto. Aquando perguntado se lida da mesma forma com ambas as equipas, o técnico português respondeu da seguinte maneira:
“Sim, porque quase todos os jogadores que integram esta seleção, quase todos integram plantéis séniores. Portanto a forma de lidar com este grupo de atletas não difere muito com a forma de lidar com uma equipa sénior. A forma de treinar e a forma de lidar é basicamente a mesma.”
O treinador afirma ainda que está em constante contacto com o selecionador nacional A, Paulo Pereira, e que o principio e o estilo de jogo da sua equipa, salvo alguns pormenores, não difere muito do da equipa nacional A.
Ciente das dificuldades que irá encontrar, contudo confiante de que os seus atletas conseguem bons resultados, a Seleção Nacional de Andebol Sub-20 começa, esta quinta-feira, a caminhada no Campeonato da Europa.