O Campeonato Mundial de Snipes vai decorrer entre os dias 20 e 25 de agosto no Clube Naval de Cascais. A 50ª edição da competição vai ser histórica por ser precisamente a 50ª, mas também por contar com 87 duplas de 19 nações distintas.
Entre cerca de 180 velejadores irão estar cinco atletas olímpicos, uma atleta medalhada de ouro e 9 campeões mundiais de vela. Com isto, podemos concluir que não faltarão candidatos ao título. Chegam três tripulações de Espanha que navegam nos lugares cimeiros da classe – Martim Bermudez que faz dupla com Angela Pumariega, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres 2012; Jordi Triay e Cristian Carbonell e, por fim, Gustavo Del Castillo e Rafael Del Castillo que somam títulos europeus.
Já no que toca ao Brasil encontram-se também três tripulações candidatas ao título: Bruno Bethlem e Dante Bianchi, Alexandre Paradeda e Gabriel Kieling, e Henrique Haddad e Gustavo Nascimento – campeões mundiais em titulo. Em Portugal, o destaque vai para Henrique Brites e Francisco Maia, campeões nacionais, do Clube Naval de Cascais, que também lutam pelos lugares cimeiros.
Esta é uma das classes mais populares do mundo, visto que junta velejadores profissionais, semiprofissionais e amadores, todos entre os 15 e os 70 anos de idade.