O Campeonato do Mundo de natação adaptada para atletas com síndrome de down foi apresentado esta segunda-feira e conta com 160 representantes de 23 países distintos, nos quais 10 são portugueses – Diana Torres e Filipa Reis no setor feminino e por André Almeida, Diogo Matos, Diogo Rego, Filipe Santos, Francisco Montes, João Vaz, José Vieira e Vicente Pereira no setor masculino -, entre os dias 15 e 23 de outubro, em Albufeira.
Na apresentação do evento, António Silva, presidente da Federação Portuguesa de Natação, descreveu os representantes de Portugal como nadadores de referência.
“Feliz pela presença de dois nadadores algarvios que irão representar Portugal neste mundial. Um grande mundial que terá cerca de 400 pessoas envolvidas entre nadadores e staff das equipas. Uma seleção portuguesa com dez nadadores de referência que com certeza irão dignificar a participação nacional. Recordo que a FPN desde o início sempre apoiou a inclusão destes atletas. Foi a primeira federação portuguesa a fazer essa inclusão. Temos defendido a criação de uma categoria especial para a inclusão desta categoria nos Jogos Paralímpicos porque sabemos do valor destes atletas e a sua dedicação dos seus treinadores e clubes”, disse.
O evento é uma organização da Federação Portuguesa de Natação e da DSISO, com o apoio da Associação de Natação do Algarve e do Desporto para Desenvolvimento Intelectual (ANDDI).