Treinado por mais de dez anos por Pedro Rocha, técnico falecido em setembro do ano passado, Samuel Barata homenageou o antigo comandante ao vencer no último domingo o campeonato nacional de corta-mato longo, que aconteceu em Vale de Coimbra. O benfiquista conquistou pela primeira vez o título, superando sobre a meta o sportinguista Miguel Marques.
Logo após a vitória alcançada, o atleta do Benfica trouxe a memória do treinador, vítima de uma doença prolongada aos 54 anos.
“Foi muito importante para mim vencer este corta-mato, centenário, que já foi ganho por atletas de grande nível internacional, e foi uma forma de expressar a minha gratidão para o meu treinador Pedro Rocha, que infelizmente já não está entre nós, por todo um trabalho de dez anos que aqui mostrou mais um nível de qualidade”, disse o atleta em entrevista à RTP 2.
Sob o comando de Pedro Rocha, Samuel Barata sagrou-se campeão de sub-20 em 2012 e campeão sub-23 em 2015, além de ter sido quarto classificado nos nacionais em 2017 e 2018. Enquanto coordenador do Programa Nacional de marcha e corrida, o treinador promoveu a abertura de dezenas de centros pelo país.
Mariana Machado campeã
A atleta do Sporting de Braga Mariana Machado alcançou o feito da sua mãe (Albertina Machado) obtido 34 anos antes, e arrebatou o título nacional. Neide Dias, do Feirense, foi a segunda classificada, e a sportinguista Jéssica Augusto, terceira. O Sporting sagrou-se campeão coletivo pela quinta vez consecutiva.
Pingback: Mariana Machado conquista a medalha de bronze no Europeu de corta-mato sub-23 – SportMagazine