Os Campeonatos Mundiais de pista ao ar livre arrancam esta sexta-feira e Portugal será representado em Eugene, no Estado de Oregon, no Estados Unidos da América, com uma das maiores delegações de sempre. O país terá um total de 23 atletas (mais oito em relação a Doha2019), com destaque para nomes como o campeão olímpico Pedro Pablo Pichardo, a vice-campeã olímpica Patrícia Mamona e a campeã mundial Auriol Dongmo.
A competição irá decorrer entre os dias 15 a 24 de julho. Toda a programação com as provas a serem disputadas pelos portugueses pode aqui ser acessada – ou vista abaixo.
A terça-feira foi para os atletas lusos um dia totalmente dedicado ao processo de acreditação, sendo esta quarta-feira o dia em que poderão experimentar os locais de treino no mítico estádio da Universidade de Oregon, que recebe anualmente o Meeting Prefontaine Classic, da Liga Diamante.
Diretor Técnico Nacional, professor José Santos, afirmou, em declaração à Federação Portuguesa de Atletismo, que está “contente com o desenrolar dos estágios que foram cumpridos”, realçando a “vontade e determinação de todos quantos neles participaram para poderem cumprir com os objetivos próprios no decorrer da competição”.
“O espírito de equipa foi elevado e todos estão nesta ‘terra dos sonhos’, a cidade do atletismo, com vontade de alcançarem bons resultados e a aproveitarem ao máximo a oportunidade de correr no Estádio com tanta tradição”, afirmou José dos Santos.
Além de José Santos, a Seleção Nacional será enquadrada pelo Chefe de Equipa, Luís Pereira e incluirá ainda os treinadores António Sousa, Carlos Silva, Carlos Tribuna, Cátia Ferreira, João Ganço, Jorge Pichardo, José Uva, Júlio Cirino, Luís Herédio, Paulo Murta, Paulo Reis, Rui Norte e Vera Santos. A comitiva inclui ainda Nuno Coutinho, Nuno Rocha e Ricardo Paulino, para apoio médico, e António Fernandes, para ligação com a Comunicação Social.