O ciclista argentino Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) venceu, esta sexta-feira, ao sprint, a segunda etapa da 85.ª edição da Volta a Portugal, na chegada a Lisboa.
“A primeira etapa decidida ao sprint na edição de 2024 da Volta a Portugal sorriu à Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, com German Nicolás Tivani e Tomas Contte, por esta ordem, a cruzarem a meta nas duas primeiras posições. Na geral, Colin Stüssi (Team Vorarlberg) manteve a camisola amarela. A tirada de 164 quilómetros, entre Santarém e Marvila, Lisboa, foi também uma homenagem aos cinquenta anos do 25 de Abril, evocando a memória do Capitão Salgueiro Maia, que liderou a coluna militar que saiu da Escola Prática de Cavalaria rumo ao Terreiro do Paço. À partida, alinharam os 119 corredores das 17 equipas que começaram a prova”, destaca, em nota publicada no site oficial, a Federação Portuguesa de Ciclismo.
Tivani, de 28 anos, cumpriu os 164,5 quilómetros entre Santarém e Marvila, em Lisboa, em 03:49.00 horas, batendo sobre a meta o companheiro de equipa e compatriota Tomás Contte, segundo, e o norte-americano Scott McGill (Echelon Racing), terceiro. O melhor português na etapa foi Rodrigo Caixas (Credibom-LA Alumínios-MarcosCar), em 10.º.
Nas contas da geral, Colin Stüssi (Vorarlberg) mantém a camisola amarela, com os mesmos 32 segundos de vantagem sobre o português António Carvalho (ABTF-Feirense), segundo, e 59 para Luís Fernandes (Credibom-LA Alumínios-MarcosCar), terceiro.
Este sábado, o pelotão disputa a etapa rainha da 85.ª edição, com 161,2 quilómetros, desde o Crato e até à Torre, no topo da Serra da Estrela.
Por: Pedro Silva
Foto: FPC